Rali de Castelo Branco: a prova dos nove no asfalto

25/06/2018

Armindo Araújo e Luís Ramalho (Hyundai) chegam a Castelo Branco na liderança do Campeonato de Portugal
 

O Rali de Castelo Branco dá continuidade, no próximo fim-de-semana (30 de junho e 1 de julho), ao Campeonato de Portugal, competição máxima desta disciplina tão popular entre nós.

A prova da Escuderia Castelo Branco regista recorde, esta temporada, de inscritos em termos de Campeonato de Portugal: 39, sendo 11 R5, mas o total é de 70, uma vez que o rali conta ainda para os campeonatos de Clássicos, Taça FPAK e Campeonato do Centro, bem como para a Peugeot Rally Cup Ibérica.

A prova do clube albicastrense considerada, por duas vezes, nos últimos anos, como a melhor em termos organizativos, é a 5.ª da época e a 2.ª em piso de asfalto, o que adensa a expectativa em torno do despique entre os candidatos ao título, após o Rali Vidreiro, marcado logo a abrir pelo gravíssimo acidente de Carlos Vieira.

Armindo Araújo, líder do campeonato., dominou a prova do CAMG, e chega a Castelo Branco com 26,69 pontos de vantagem para Miguel Barbosa, enquanto Ricardo Teodósio, graças ao 2.º lugar na estreia em asfalto com o Skoda Fabia da ARC Sport ocupa, virtualmente, a 3.ª posição, com menos 40 pontos face ao líder, uma vez que Ricardo Moura abdicou de participar no campeonato.

Para esta verdadeira prova dos nove em asfalto, Luís Dias, diretor de prova, adiantou:

«Procurámos montar uma prova no seguimento das edições dos anos anteriores e recebemos uma grande prova de confiança por parte dos participantes. Não só temos muitos, como de excelente qualidade. Acreditamos que vamos ter um rali muito competitivo e espetacular».

Na verdade, candidatos ao triunfo não faltam, tanto mais que João Barros está de regresso e pode baralhar as contas.

O piloto do Ford Fiesta preparado pela Speedy Motorsport já venceu, por escassa margem— 2,1 segundos — este rali, após duelo intenso com José Pedro Fontes e pode ter uma palavra a dizer na corrida à vitória.

Miguel Barbosa, Ricardo Teodósio e Pedro Meireles, todos em Skoda, têm trunfos para jogar e tentarão contrariar o favoritismo atribuído a Armindo Araújo, moralizado pela já comprovada competitividade do Hyundai no asfalto: venceu sete das 10 classificativas do Rali Vidreiro.

José Pedro Fontes de novo com o Citroën C3

O espanhol Pepe Lopez, que na época passada disputou o Europeu integrado na equipa oficial Peugeot Sport, reforça as hostes da Sports & You, participando com o Citroën DS3 até agora utilizado por José Pedro Fontes.

O piloto do Porto volta a dispor do Citroen C3 que estreou, sem sorte, no Vodafone Rali de Portugal e que, entretanto, participou no Rali da Sardenha entregue a Simone Tempestini.

«Espero que o C3 seja tão bom como o DS3 e, se não tivermos azares nem problemas mecânicos e contarmos com os pneus certos, estarão reunidas as condições para lutarmos pela vitória num rali que conheço bem», adiantou José Pedro Fontes ao MOTOR 24.

2 RM em foco

Nas 2 Rodas Motrizes (2RM) Daniel Nunes (Peugeot 208 R2) chega a Castelo Branco na liderança e com dois triunfos (Portugal e Vidreiro), mas o piloto da Inside Motor , também empenhado a Peugeot Rally Cup Ibérica, mostra-se realista:

«Ir atrás de um bom resultado no troféu, pode deitar tudo a perder no Nacional. Temos uma margem para gerir nesse campeonato e não queremos desperdiçá-la», sublinhou.

A dupla da Inside Motor formada por Daniel Nunes e Rui Raimundo (Peugeot 208 R2) lidera o campeonato de 2 Rodas Motrizes

Gil Antunes (Renault Clio R3T) é vice-líder do campeonato, com menos 22 pontosa, mas soma quatro pódios e está na frente da categoria RC3.

«O Rali de Castelo Branco é uma prova de que gostamos, com especiais rápidas e técnicas, vamos tentar lutar pela vitória no rali, mas sempre focados na ambição de terminar e somar pontos pois no final da época poderão fazer toda a diferença», sublinhou o piloto que tem igualmente as suas ambições focadas na Clio R3T Trophy Ibérica, competição monomarca da Renault Sport, que neste rali terá a segunda ronda.

Atual 3.º classificado do Nacional, Pedro Antunes (Peugeot 208 R2), vencedor nos Açores e em Mortágua, tem como objetivo «acabar o rali e perceber onde nos colocamos na classificação troço a troço, numa prova que irá certamente ser muitíssimo disputada de princípio a fim».

Em relação à Peugeot Rally Cup Ibérica, entre os 15 inscritos (8 portugueses), destaca-se Diogo Gago, que fará dupla com Miguel Ramalho.

De salientar ainda o novo duelo entre os Porsche 997 GT3 de Adruzilo Lopes, vitorioso no Vidreiro, e de Vítor Pascoal, e a presença de três Kia Picanto para Francisco Esperto, Tiago Raposo de Magalhães e Nuno Madeira.

Na categoria RC2N, o piloto do Fundão, Fernando Teotónio (Mitsubishi Lancer Evo IX) continua a marcar presença solitária.

Filipa Sanguedo (Opel Adam R2) é, desta vez, a única presença no feminino.

O Rali de Castelo Branco tem início na tarde de sábado (dia 30 de junho), com três classificativas e uma superespecial noturna em plena cidade. Ao todo, 48,83 km ao cronómetro.

No domingo (1 de julho) dupla passagem por três especiais (total de 81,96 km), antes do pódio no centro de Castelo Branco.

Em termos totais, 10 classificativas, divididas por 130,79 km.

Ver mais em: https://escuderiacastelobranco.pt/inscricoes/2018/rali-cb/