O campeão nacional Armindo Araújo em dupla com Luis Ramalho (Skoda Fabia) lidera o CPR
O Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) está de regresso, dias 4 e 5 de setembro, às estradas do continente após a tradicional e emblemática jornada madeirense, o Campeonato de Portugal de Ralis.

A cidade de Chaves é o epicentro da 5.ª prova da temporada, que marca o início da fase decisiva do campeonato preenchido com oito ralis.

À entrada para a segunda metade da época, o rali organizado pelo CAMI Motorsport pode ter contornos decisivos para alguns dos candidatos à conquista do título.

Em termos de classificação, 17 pontos separam o líder Armindo Araújo (Skoda Fabia) de Bruno Magalhães (Hyundai), que venceu este rali o ano passado e ainda não dispõe do novo i20 N Rally2.

Entre amos e posicionado a quatro pontos do topo, Ricardo Teodósio (Skoda Fabia) joga, e igual modo, cartada decisiva nesta prova.

A dupla Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20) chega ao Alto Tâmega moralizada pelo bom resultado conquistado na Madeira

Mais longe, embora não afastado da corrida, está José Pedro Fontes (Citroën C3), que contabiliza 31 pontos de desvantagem para Armindo Araújo. Face a tal cenário, um triunfo neste rali em piso de asfalto pode ter importância significativa ou mesmo decisiva na luta pelo título.

Com três vendedores diferentes em termos de CPR em quatro provas – Armindo Araújo foi o único a bisar – o despique pela vitória na região do Alto Tâmega afigura-se renhido.

Ricardo Teodósio com José Teixeira ao lado no Skoda Fabia joga cartada importante

Ausência de vulto, por motivos de ordem pessoal, é a de Miguel Correia; em contrapartida, de salientar a estreia neste rali de Bernardo Sousa (Skoda Fabia). O atual 5.º classificado do CPR, um dos pilotos em foco no último Rali Vinho da Madeira, não tinha, então, prevista esta participação na prova transmontana.

Mais de seis dezenas de inscritos

A lista de inscritos inclui os principais atores de diferentes competições e apresenta 623 equipas: 38 no CPR; 2 no Campeonato GT, 7 nos Clássicos e 16 no Campeonato Norte de Ralis.

A Copa Suzuki Swift espanhola enriquece o programa com significativo número de protagonistas – 14 — nesta quarta prova da época. De referir que apenas 16 pontos marcam a diferença entre Diego Ruiloba, atual líder, Juan Fernandez (5.º classificado).

Ainda no tocante a troféus, de salientar que este rali é pontuável também na KIA Rally Cup, com três duplas apostadas em discutir a vitória ao segundo.

No Campeonato Norte de Ralis, destacam-se os nomes dos campeões nacionais Adruzilo Lopes e Fernando Peres, pilotos com vasto palmarés, que prometem repetir duelos antigos e recentes.

A dupla José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3) é candidata á vitória

Para Nuno Loureiro, presidente do CAMI Motorsport, atendendo a que há uma calendarização complexa no segundo semestre do ano, devido à pandemia, acabámos por ter uma boa lista de inscritos, integrando os principais protagonistas dos diferentes campeonatos e ainda da espanhola Copa Suzuki Swift».

Carvalhelhos é novidade

O rali tem início às 16.30 horas do dia 4 de setembro (sábado), realizando-se em seguida as classificativas de Alto Tâmega (12,90 km); Termas de Chaves, a mais extensa, (15,80 km), e uma das novidades do programa: a superespecial noturna Memorial Claudino Romeiro (2, 45 km).
Bernardo Sousa (Skoda Fabia) faz estreia nas classificativas do Alto Tãmega

No domingo (dia 5 de setembro), o programa inclui dupla passagem por CIM Alto Tâmega (14,65 km); Carvalhelhos (10,35 km), outra das novidades desta edição, e Boticas-Vidago (12,80 km), a power stage que dá pontos extra aos três mais rápidos.

Ao todo, nove classificativas, somando 106,75 km.