Os ralis proporcionam belas imagens. Na foto, José Pedro Fontes e Inês Ponte (Citroën C3) em ação esta época e candidatos a um lugar cimeiro em Mortágua
O Rali de Mortágua, na estrada no dia 6 de novembro (sábado), coloca de modo inédito, ponto final no campeonato do escalão máximo e é decisivo para atribuição do título.

O duelo entre os dois únicos candidatos – Armindo Araújo e Ricardo Teodósio — promete ser empolgante, mas há mais candidatos à vitória e que podem baralhar as contas do título.

A prova do Clube Automóvel do Centro, cujo troféu para o vencedor ganha a forma de homenagem à memória de duas figuras carismáticas do CAC e dos ralis nacionais – Claudino Romeiro e José Regêncio — apresenta uma estrutura de quatro classificativas em piso de terra, a percorrer por duas vezes, e já utilizadas com diversas versões em várias edições do Rali de Portugal.

Ao todo, 104 km ao cronómetro para o despique decisivo entre os pilotos dos Skoda Fabia.

A dupla campeã nacional Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia) está em boa posição para revalidar o título

Armindo Araújo, atual detentor do título e líder do campeonato, arranca em vantagem, pois não depende de mais ninguém para ser campeão pela 7.ª vez. Todavia, o piloto de Santo Tirso encara este rali como todos os outros, ou seja, promete «lutar pela vitória, como sempre encaramos todas as provas em que participamos. Estamos confiantes e determinados», confessa Armindo Araújo que rejeita calculismos:

«Sabemos que temos a vantagem do nosso lado, mas não fazemos contas», acrescenta Armindo.
A dupla algarvia Ricardo Teodósio/José Teixeira (Skoda Fabia) é vice-líder do CPR e quer reconquistar o título

Para Ricardo Teodósio, a conquista do título parece, à partida, mais difícil de alcançar: o piloto algarvio, campeão em 2019, tem de vencer e esperar que o adversário não termine logo a seguir, embora o recurso à calculadora possa ter de acontecer.

»Estamos preparados para ganhar e também para fazer contas», sublinha o algarvio. «Vamos para Mortágua fazer o nosso papel e esperar por um ritmo elevado para todos os concorrentes da frente. É uma prova dura e bastante competitiva em que se esperam momentos bastante emocionantes», acrescenta Teodósio.

Fora da corrida ao título após o Rali Vidreiro, Bruno Magalhães (Hyundai i20) e José Pedro Fontes (Citroen C3) querem conquistar um brilharete para terminar a época da melhor forma.

Bruno Magalhães e Carlos Magalhães (Hyundai i20) querem terminar a época com uma vitória

O rali do clube de Coimbra conta com 22 inscritos para esta 8.ª e última prova do Campeonato de Portugal, e é também decisivo para atribuição do título de 2 RM (Rodas Motrizes): Carlos Fernandes é líder; Ernesto Cunha, também em Peugeot 208 Rally 4, é o outro candidato.

No Campeonato do Centro, André Cabeças conquistou em antecipação o título regional e apenas 10 equipas constam da lista de inscritos. Para tão diminuto número, não será estranha a realização, paredes-meias, do Rali Legends Luso Bussaço, um clássico que regista 78 inscritos!

Programa

Dia 6 de novembro (sábado)

Partida (Câmara Municipal) — 09h00

PE 1 – Moitinhal/C. Calvos 1 (7,99 km –09h50

PE 2 – Santuário/Palheiros 1 (12,93 km; 10h10

PE 3 – Laceiras/Tojeira 1 (13,25 km — 10h48

PE 4 – Felgueira 1 (18,00 km) –11h25

Parque de Assistência (Aeródromo) — 12h10/12h40

Reagrupamento — 12h55/13h25

PE 5 – Moitinhal/C. Calvos 2 — 13h40

PE 6 – Santuário/Palheiros 2 — 14h00

PE 7 – Laceiras/Tojeira 2 –14h38

PE 8 – Felgueira 2 — 15h15

Parque de Assistência (Aeródromo) – 16h.00/16h10

Pódio (Câmara Municipal) — 16h25