Partida de Baião, regresso da superespecial noturna em Marco de Canaveses e final em Amarante são novidades da próxima edição do Rali Terras d’ Aboboreira, prova inscrita no European Rally Trophy, competição que se realiza sob a égide da FIA.

A prova organizada pelo Clube Automóvel de Amarante vai para a estrada nos dias 15 e 16 de abril e é a terceira do calendário do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR).

Na contagem para o arranque do rali, que terá como palco classificativas em piso de terra em palcos consagrados a nível mundial, são já conhecidas algumas novidades.

O norueguês Ole Christian Veiby (Hyundi i20) venceu a edição de 2021 do rali do Clube Automóvel de AmaranteB

A partida volta a ser dada da vila de Baião, após a realização do shakedown e da qualificação no mesmo local do ano passado: o troço com 3,47 km, já utilizado em 2020 e 2021, em Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses).

O primeiro dia do rali, que terá o seu final na cidade de Amarante, inclui três classificativas, uma das quais em Marco de Canaveses: trata-se da superespecial Marco-Rios de Emoção.

Outra novidade é a inclusão de duas Tyre Fitting Zone, uma no Parque do Tijolinho, em Baião, e a outra no Largo da Feira, em Marco de Canaveses.
Ricardo Teodósio e José Teixeira (Skoda Fabia) foram a melhor portuguesa em 2021

No sábado, segundo e último dia de prova, o programa apresenta mais seis troços cronometrados, culminando com o pódio final em Amarante, tendo como cenário monumental o mosteiro de São Gonçalo.

Ao todo, nove classificativas para encontrar o sucessor do norueguês Ole Christian Veiby, que em 2021, ao volante de um Hyundai i20 R5, venceu este rali, que decorre nos concelhos de Amarante, Baião e Marco de Canaveses.