José Pedro Fontes e Inês Ponte (Citroën C3 Rally2) terminaram o campeonato de 2022 a ganhara
A dupla José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3 Rally2) terminou o Campeonato de Portugal (CPR) com chave de ouro ao conquistar a vitória no Rali Vidreiro/Centro de Portugal.

A prova do Clube Automóvel da Marinha Grande (CAMG) ficou marcada pela penalização aplicada a Armindo Araújo no final da 1.ª etapa. O protesto do campeão nacional de nada valeu e a penalização de quatro minutos não foi retirada.

Para José Pedro Fontes, que conquistou o 21.º triunfo da carreira em provas do campeonato do escalão máximo e a 5.ª no rali da cidade vidreira, «foi o coroar de uma época que terminou em alta, depois de um começo menos conseguido».

O triunfo do piloto da Sports & You teve dedicatória, endereçada à família, «num ano que foi muito difícil em termos pessoais»,

Para o vice-campeão nacional, «foi uma pena os azares que conhecemos ao longo da temporada, particularmente na fase de terra do CPR e até na de asfalto, pois arredaram-nos da luta pelo título».

A dupla Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai i20 Rally2) terminou no 2.º lugar

Com o 2.º lugar alcançado, a 7,1 segundos do vencedor, Bruno Magalhães (Hyundai i20 Rally2) referiu os problemas que enfrentou ao longo da época, sublinhou que «muito embora nem sempre a sorte tenha estado do nosso lado, estivemos sempre na luta pela vitória».
Miguel Correia e Jorge Carvalho (Skoda Fabia Evo Rally2) completaram o pódio

O pódio ficou completo com Miguel Correia (Skoda Fabia Rally2), que desse modo alcançou o 3.º lugar absoluto no CPR, após «um rali que durou até aos últimos metros do troço final. Não quisemos arriscar demasiado, mas fomos discutindo os troços com o Bernardo Sousa, um piloto com larga experiência, o que foi positivo para procurar o nosso melhor ritmo», sublinhou Miguel Correia.

«Com sabor a vitória»

O rali do CAMG não correu de feição a dois campeões nacionais. Ricardo Teodósio perdeu uma roda do Hyundai i20 rally 2, devido á quebra do cubo logo na classificativa de abertura; Armindo Araújo, vencedor de quatro das nove classificativas, sofreu penalização que arredou o piloto do Skoda Fabia da luta pela vitória, quando liderava ex aequo com Bruno Magalhães, vencedor do troço e abertura.

Uma penalização gerou controvérsia e arredou os campeões nacionais Armindo Araújo e Luís Ramalho (Skoda Fabia Evo Rally2) da luta pela vitória

Após a penalização que nos foi aplicada, de que discordámos e reclamámos, não baixámos os braços e, mesmo partido de uma posição menos favorável conseguimos ser mais rápidos que todos os nossos adversários», referiu o campeão nacional de 2022.

Apesar do 8.º lugar, a 3.57,2 minutos do vencedor, «este resultado tem claramente o sabor de uma vitória», acrescentou Armindo Araújo.

Classificação final (oficiosa)

1.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën, 1h 01m 04,6s

2.º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Hyundai), a 7,1s

3.º Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda), a 48,1s

4.º Bernardo Sousa/Vítor Calado (Citroën), a 50,3s

5.º Paulo Meireles/Marcos Gonçalves (Hyundai), a 1m02,4s

Campeonato (final)

1.º Armindo Araújo, 159 pontos

2.º José Pedro Fontes, 133

3.º Miguel Correia, 132