Alexandre Camacho e Pedro Calado (Skoda Fabia) conquistaram meritória vitória (foto AIFA/Albano Loureiro)
Rali Vinho da Madeira: Alexandre Camacho conquista proeza inédita

A dupla Alexandre Camacho/Pedro Calado impôs-se no Rali Vinho da Madeira, prova em que os pilotos insulares e a Skoda conquistaram uma dobradinha, graças ao 2.º lugar de Miguel Nunes/Roberto Castro.

Pedro Fontes e Inês Ponte (Citroën C3) foram os melhores do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e completaram o pódio do rali marcado por um atropelamento fatal na derradeira classificativa.

 

Ao vencer a 63.ª edição do Rali Vinho da Madeira, Alexandre Camacho cometeu a proeza inédita de ser o primeiro piloto a somar cinco triunfos na prova.

A 6.ª vitória consecutiva de um madeirense no rali do Clube Sport Madeira começou a desenhar-se na secção matinal da etapa derradeira. Troço a troço, Alexandre Camacho foi encurtando a diferença para Bruno Magalhães, que começara o dia com uma vantagem de 19,2 segundos. A opção menos feliz na escolha de pneus acabou por prejudicar o desempenho do piloto do Hyundai.

O momento-chave aconteceu na passagem inicial pela classificativa de Rosário, quando Alexandre Camacho reconquistou a liderança perdida na véspera.

«Não estava à espera que tal acontecesse logo na secção da manhã. Foi espetacular», reconheceu, sublinhando que «nunca desisto e foi lutar enquanto houvesse estrada para andar»,

O piloto madeirense reconheceu «ter sido psicologicamente difícil enfrentar a situação causada pelos 19 segundos. Por tudo o que nos aconteceu, na véspera, esta vitória teve significado especial, foi a cereja no topo do bolo»,

Miguel Nunes imbatível na 2.ª etapa

Na 2.ª posição terminou outro dos protagonistas deste rali: Miguel Nunes, vencedor de 11 das 17 especiais, tendo cometido a proeza de ganhar todas as classificativas da 2.ª etapa, marcada pela desistência de Bruno Magalhães. O piloto do Hyundai ocupava a vice-liderança, a 7,8 segundos do topo, mas o cubo de uma roda cedeu e a desistência foi inevitável na antepenúltima especial.

Um golpe de azar para Bruno Magalhães, que até ser forçado a desistir, liderou entre os concorrentes do CPR e fez jogo igual com os madeirenses favoritos.

A dupla Miguel Nunes/Roberto Castro) em Skoda Fabia assinou a dobradinha madeirense (foto AIFA/Albano Loureiro)

O pódio ficou completo com a dupla do Citroën C3, vencedora em termos de CPR. Um resultado cp sabor a pouco para José Pedro Fontes:

«Vim para tentar lutar pela vitória, mas vinte segundos perdidos em duas classificativas na primeira etapa colocaram-nos fora da discussão pelo triunfo». Apesar de tudo, Fontes sublinhou que «tivemos bom ritmo e a equipa está de parabéns, pois estamos bastante mais perto de lutar pela vitória neste rali tendo como comparação os últimos anos».

De qualquer modo, «foi um triunfo agridoce, pois gosto de ganhar na estrada e foi pena o que aconteceu ao Bruno Magalhães».

A dupla José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3) terminou no pódio e foi a melhor em termos de CPR (

Em termos de CPR, Armindo Araújo, 4.º da geral, Armindo Araújo alcançou mais um excelente resultado (2.º entre os concorrentes do CPR), o que coloca o piloto do Skoda Fabia às portas da reconquista do título, após uma atuação pendular.

Em tempo de regresso e a correr em casa, Bernardo Sousa conduziu o Citroën C3 ao 5.º lugar.

Outro madeirense — João Silva — teve estreia auspiciosa ao volante do Peugeot 208 Rally4 e dominou a classificação reservada aos carros de 2 Rodas Motrizes, seguido por Vítor Sá (Citroën DS3 R3T) e Miguel Caires (Renault Clio Rally4).

Com o 2.º lugar entre os concorrentes do CPR (4.º da geral) Armindo Araújo e Luís Ramalho (Skoda Fabia) reforçaram liderança do campeonato (Foto AIFA/Albano Loureiro)Atropelamento fatal

O rali ficou tragicamente marcado pelo atropelamento mortal de uma menina de oito anos que, inadvertidamente, atravessou a estrada na 17.ª e última especial — Rosário-2 –. tendo sido colhida pelo BMW de Migue Gouveia. O piloto nada pôde fazer para evitar o acidente, apesar de ter efetuado uma travagem a fundo. A vítima foi socorrida de imediato no local e conduzida ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Em comunicado, a Comissão Organizadora do rali e a Direção de Prova endereçaram os sentimentos à família e amigos.

Classificação final (oficiosa)

1.º Alexandre Camacho/Pedro Calado (Skoda Fabia), 1.58.36,7 horas

2.º Miguel Nunes/Roberto Castro (Skoda Fabia), a 11,5 segundos

3.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Citroën C3), a 22,1 segundos

4.º Armindo Araújo/Luís Ramalho (Skoda Fabia), a 53,5 segundos

5.º Bernardo Sousa/Vítor Calado (Citroen C3), a 2.10,7 minutos

6.º Miguel Correia/Jorge Carvalho (Skoda Fabia), a 2.25,5 minutos

7.º Ricardo Teodósio/José Teixeira (Hyundai i20), a 2.35,2 minutos

8.º Simone Campedelli/Tania Canton (Citroën C3), a 3.14,9 minutos

9.º Paulo Meireles/Marcos Gonçalves (Hyundai i20) a 5.16,5 minutos

10.º Paulo Neto/António Costa (Skoda Fabia), a 6.25,7 minutos