A 6.ª edição do RaliSpirit, agendada para os dias 22 a 24 de outubro, foi adiada, em consequência do agravamento da situação sanitária devido à pandemia da Covid 19.

A X Racing, organizadora e promotora da prova, em consonância com as autarquias de Barcelos, Porto e Vila Nova de Gaia, fortemente empenhadas no projeto, decidiu o adiamento do rali, «por não estarem reunidas as condições mínimas de segurança em matéria de saúde pública para a realização do evento», de acordo com enunciado do comunicado emitido.

O espetro de um possível agravamento do quadro evolutivo da situação foi levado em linha de conta, uma vez que, «a concretizar-se, obrigaria, à última da hora, ao definitivo anulamento da prova, prejudicando, inclusive, a sua viabilidade».

Os famosos Grupo B são um cartaz do RallySpirit

De acordo com a X Racing, aquando do anúncio, há três meses, da realização do rali, «a possibilidade de adiamento ou anulação ficou, desde sempre, em cima da mesa, na eventualidade de uma evolução negativa da situação assim o obrigar».

Todavia, logo que «as condições o permitam, a prova, que este ano passou a integrar o Slowly Sideways Europe, competição que reúne alguns dos melhores rally legends mundiais, voltará, certamente, ainda mais forte».

No horizonte está o primeiro semestre de 2021, mais precisamente, entre o final do primeiro trimestre e início do segundo, pese embora a definição das datas depender da evolução da pandemia.

Pedro Ortigão, um dos responsáveis da X Racing, «em conformidade com o compromisso desde sempre assumido com todos os intervenientes, esta é a única decisão prudente que podíamos tomar».

De acordo com aquele responsável, «o facto de o rali mobilizar milhares de espectadores e promover a sua entusiástica concentração à volta de carros verdadeiramente emblemáticos, aos quais o apelo de proximidade é difícil de resistir, colocaria em perigo a segurança da saúde pública».