A sétima edição do RallySpirit Altice, nas estradas minhotas de 3 a 5 de junho, devolve o ambiente e as emoções de outros tempos, com mais de 100 equipas, 30% estrangeiras, e carros tão fantásticos como Audi Sport Quattro, Lancia Stratos, Toyota Celica Twin Cam Turbo ou Toyota Corolla WRC em ação.

É um dos maiores Rally-Legends europeus e que ganhou tal estatuto mercê da qualidade do cartaz e do nível da organização. Prova já incontornável no panorama das provas congéneres, inserido no calendário do Slowly Sideways Europe, do qual fazem parte Eiffel Rally Festival, Alsace Rallye Festival e o Rallye Festival Spa-Francorchamps, o rali nortenho volta a reunir, este ano, alguns dos mais fantásticos e emblemáticos carros de ralis de todas as gerações, em ambiente de descontração e festa, mas onde o capítulo desportivo não é relegado para segundo plano.

A sétima edição da prova – a 1.ª teve lugar em 2015 – volta a revelar-se uma oportunidade única para uma viagem no tempo para milhares de entusiastas, que deste modo vão ter oportunidade de ver em ação modelos icónicos que marcaram a história dos ralis desde os anos 70 até aos dias de hoje.

Vários modelos originais

Entre as máquinas que prometem arrancar mais admiração, destaque para modelos originais, como o Opel Ascona 400 (ex-Walter Röhrl); o Toyota Celica Twin Cam (ex-TTE, Lars Erik Torph); o Toyota Corolla WRC (ex-Didier Auriol e ex-Pedro Matos Chaves); o Subaru Impreza 555 (ex-Colin McRae), ou o Lancia Delta Integrale (ex-Juha Kankkunen).

Mas, há mais: dois Audi Sport Quattro E2 (expoente máximo da reconhecida geração de ouro dos ralis da década de 80), dois Lancia Stratos (verdadeiro ex-libris dos ralis dos anos 70) ou ainda modelos como o Alpine-Renault A110, Porsche 911, Nissan 240 RS, Talbot Sunbeam Lotus, Ford Escort RS ou BMW M3, também prometem animar a edição deste ano da prova.

A maior edição de sempre

À qualidade das participantes, junta-se também a quantidade, já que à partida da prova tutelada pela X-Racing e organizada, no terreno, pelo Clube Automóvel de Santo Tirso, estarão mais de 100 equipas.

Um acréscimo de participantes que terá correspondência no aumento da estrutura da prova.

Este ano, o rali apresenta 112,62 km de provas especiais, ou seja, em linha com as restantes provas do Slowly Sideways Europe, divididas em 10 classificativas disputadas ao cronómetro e duas “boucles” — Barcelos e Gaia –, que privilegiarão o espetáculo em detrimento do fator competitivo, com várias equipas em perseguição no mesmo troço.

Programa com novidades

O RallySpirit Altice 2022 apresenta três espetaculares novas classificativas – Barcelos Norte, Vila Verde e Amares -, que, pela sua exigência técnica, prometem seletividade entre as equipas mais rápidas.

Das edições anteriores, mantêm-se as classificativas Barcelos Oeste (ex-Laúndos), Barcelos Sul (ex-Barcelos) e Santo Tirso (ex-Assunção), num esquema competitivo diversificado e que agradará tanto a equipas como ao público.

Fora dos troços, os adeptos dos ralis também poderão viver as emoções do evento no centro de Barcelos (Campo da Feira), na Marginal de Vila Nova de Gaia, no Jardim de Sobreiras, perto da Foz do Douro (Porto), bem como no centro de Famalicão, Santo Tirso e Amares.

Pedro Ortigão, responsável da X Racing, a entidade promotora do evento, justifica o facto de o rali ser mais extenso, “de forma a ir de encontro aos restantes Rally-Legends do Slowly Sideways Europe e com o objetivo de reforçar o seu estatuto também no panorama internacional”.

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