Rampa da Falperra: A festa do povo tem 139 inscritos

08/05/2018

O italiano Simone Faggioli já é uma lenda na Rampa da Falperra
Um traçado mítico, milhares de espectadores, quase 140 pilotos e um parque automóvel do mais diverso e espetacular que existe na Europa. Estes são os ingredientes da 39.ª edição da Rampa Internacional da Falperra, pontuável para o Campeonato da Europa FIA e para o Campeonato de Portugal de Montanha.

Aqueles 5,2 quilómetros da EN309 são um pedaço de asfalto cheio de significado para os milhares de adeptos das rampas em Portugal e não só. Disputada pela primeira vez em 1927, a Rampa da Falperra já teve quase 40 edições e, ano após ano, continua a reunir verdadeiras multidões atraídas pela elite europeia dos pilotos de Montanha, além dos melhores concorrentes nacionais.

a carregar vídeo

Este ano, a lista de inscritos apresenta 139 concorrentes e, como sempre, um parque automóvel variado e cheio de máquinas espetaculares. As mais rápidas são as barchettas de construtores como a francesa Norma ou a italiana Osella, pilotadas por nomes como o italiano Simone Faggioli, atual recordista da Rampa da Falperra, com uma subida em 1m48,686s, na edição do ano passado.

Faggioli, piloto oficial da Norma, tentará chegar este ano a um inédito sexto triunfo na Falperra, superando o também lendário Andrés Vilariño (cinco vitórias). A principal oposição ao italiano do Norma M20 FC deverá surgir dos compatriotas Andrea Bormolini (Osella PA20) e Christian Merli (Osella FA30), que lideram a tabela do Europeu após as duas primeiras provas da época (França e Áustria).

Muitos e bons

O contingente nacional inclui mais de 80 pilotos e é liderado pelo campeão nacional em título Rui Ramalho (Osella PA2000 Evo 2), que venceu a prova inaugural do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, a Rampa da Penha.
Rui Ramalho (Osella PA2000 Evo 2)

Nessa prova, a aparição da chuva permitiu a pilotos como João Barros (Ford Fiesta R5, ausente na Falperra) ou Manuel Correia (Ford Fiesta R5+) entrarem na luta pela vitória, mas caso se confirmem as previsões de piso seco a principal oposição a Rui Ramalho até poderá vir do atual campeão nacional de ralis, Carlos Vieira, que estará ao volante de um Norma M20 FC.

Os R5 dos ralis também animam as provas de Montanha

Nas outras categorias há diversos motivos de interesse, como o Nissan GT-R GT3 Nismo do campeão em título da categoria José Correia, que em 2017 venceu a prova do Europeu nos GT, os Porsche 997 de pilotos como Adruzilo Lopes e Gonçalo Manahu, o Maserati GT4 de Patrick Cunha, o Audi RS3 LMS de Luís Nunes, o Subaru Impreza de Hugo Araújo, ou os SEAT León Mk3 de Joaquim Teixeira e Gabriela Correia, esta última uma novidade absoluta na Montanha, já que se estreará nas rampas com apenas 16 anos de idade, vinda do Karting.

José Correia (Nissan GT-R GT3)

A KIA Picanto GT Cup será outra das novidades desta Rampa da Falperra, na estreia absoluta do troféu monomarca com os pequenos carros da marca sul-coreana, cujo formato inclui provas de Velocidade e de Montanha.

Sob a organização do Clube Automóvel do Minho, a 39.ª edição da Rampa da Falperra terá transmissões televisivas, através do Canal RTV, posição 198 da NOS e 19 da NOWO, ou através do link http://www.rtv.com.pt/, existindo também transmissão em livestreaming a cargo da produtora Movielight.

FOTOS: Zoom Motorsport

LINKS ÚTEIS:

HORÁRIO E REGULAMENTO

LISTA DE INSCRITOS

TEMPOS ONLINE

ONDE COMER:

Dona Júlia

Travessa Via da Falperra | T: 253 270 826

Restaurante Helvetia

Rua Gil Eanes, 39, Nogueira – Braga | T: 253 297 792

Restaurante Maia

Avenida N. Senhora do Sameiro, 42, Sameiro – Braga | T: 253 281 010

O Pórtico

Largo do Arco, Braga | T: 253 676 672