Apenas três meses depois de ter feito a sua primeira prova de Velocidade, o jovem português Rodrigo Testa, de apenas 16 anos, conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio em Imola, numa prova a contar para o Campeonato Italiano GT CUP Sprint, aos comandos de um Lamborghini Huracàn EVO 2.

Um êxito que começou a ser construído em junho na pista de francesa de Paul Ricard e depois em julho no circuito belga de Spa Francorchamps, tendo neste último também subido ao pódio.

Após uma bem-sucedida carreira no Karting, Rodrigo Testa completou 16 anos em março, a idade mínima para obter a licença FIA, não demorando muito até disputar a sua primeira corrida oficial.

Após as experiências de Paul Ricard e de Spa Francorchamps através do Lamborghini Super Trofeo Europe, Rodrigo Testa enfrentou em setembro um novo desafio, mais concretamente correr no mítico e exigente traçado de Imola, a contar para o Campeonato Italiano GT Sprint, integrando a categoria CUP AM. O jovem piloto de Oeiras venceu a categoria absoluta GT Cup na Corrida 1 e na sua categoria na Corrida 2, mas voltou a destacar essencialmente o facto de estar num processo de aprendizagem e constante evolução.

“Todos queremos vencer, foi um momento mágico para toda a equipa, ganhar em Imola significa muito para mim, mas nesta fase da minha (ainda curta) carreira no automobilismo há pontos mais importantes a ter em conta. Em Imola, eram 42 participantes e estar a correr no meio de um pelotão assim é bastante fascinante, pois obriga-nos a aprender muita coisa e a reagir muito rapidamente. Os resultados estão a aparecer. Vamos continuar a manter o foco porque queremos muito mais. As provas de Paul Ricard, de Spa Francorchamps e agora esta em Imola foram muito importantes. Este ano a nossa aposta é fazer testes e algumas provas, em vez de um campeonato inteiro, para eu estar mais focado na aprendizagem a este novo mundo. Com a equipa italiana FFF Racing Team e a supervisão do piloto oficial da Lamborghini, o Andrea Caldarelli, sinto ter o enquadramento perfeito para poder evoluir sem pressão. Em 2023, gostava de disputar na íntegra o Lamborghini Super Trofeo Europe, que depois terá uma Final Mundial com os pilotos da Ásia e da América. Mas ainda nada está definido, pois existem outras soluções para eu poder construir uma carreira no automobilismo. Entretanto, este ano, vou fazendo mais alguns testes e corridas para estar mais preparado para 2023”, sublinhou o jovem piloto português.