Romeu Mello foi distinguido com o prémio de fair-play, designado por ‘Cartão Branco’, que é atribuído pela Comissão de Ética da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) – com o apoio Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) – quando uma atitude dentro ou fora de pista é de louvar.

Na quinta e última jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting, disputada este fim de semana, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, Romeu Mello subiu ao lugar mais alto do pódio por três ocasiões. Uma para festejar a vitória na Corrida 1 da categoria X30 Mini, outra para celebrar o terceiro lugar na Corrida 2 e outra para receber o prémio de fair-play ‘Cartão Branco’.

Das três ocasiões em que esteve em destaque, a que mereceu maior realce foi, sem dúvida, aquela em que foi distinguido com o prémio de fair-play, designado por ‘Cartão Branco’, que é atribuído pela Comissão de Ética da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) – com o apoio Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) – quando uma atitude dentro ou fora de pista é de louvar.

Romeu Mello, de apenas 10 anos de idade, que já se sagrou campeão nacional da categoria Iniciação e que faz esta época praticamente o seu ‘ano zero’ na exigente categoria X30 Mini, foi protagonista de um desses momentos, dado que após ter ganho a Corrida Final 1 no sábado, a primeira atitude que teve foi ir cumprimentar um dos seus adversários, nomeadamente o Martim Marques, que terminou na segunda posição, mas que ao longo da época foi sempre um adversário experiente e difícil de bater, tendo mesmo conquistado o título de campeão nacional.

“O Romeu teve essa atitude de forma espontânea e natural. Como o Martim é um piloto muito bom e é difícil ganhar-lhe, o Romeu, que ainda está numa fase de adaptação a uma categoria exigente como é a X30 Mini, entendeu ir cumprimentá-lo logo que terminou a corrida, para também o felicitar pela excelente corrida que fez e que contribuiu para um bom espetáculo”, revelou-nos João Mello, pai do jovem Romeu, que apesar dos seus 10 anos de idade, já tem uma conduta desportiva de assinalar dentro e fora de pista.

Fotos: Alexandre Araújo / HelloFoto