Portugal foi um dos oito países escolhidos pela FIA e pela União Europeia para desenvolver em território nacional do projeto: “The Girls on Track”. Uma iniciativa que visa promover o desporto automóvel junto do público feminino com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos.

A FPAK terá como missão organizar, até final de 2018, dois eventos de karting intitulados Karting Challenge e atrair para estas iniciativas o maior número de jovens do sexo feminino para experimentarem a modalidade. Aquelas que melhor se saírem neste desafio terão a possibilidade de disputar a grande final contra as pilotos selecionadas dos restantes países num evento organizado em Le Mans, França.
Os eventos a realizar em Portugal estão previstos para maio e junho de 2018 em local e data a designar.

Este projeto foi apresentado hoje no Salão Automóvel de Genebra por Jean Todt, Presidente da FIA, Michéle Mouton, Presidente da Comissão de Mulheres da FIA, Susie Wolf, Tatiana Calderón e Peter Sorensen, embaixadores da iniciativa.

Para a FPAK estar envolvida num projecto desta dimensão revela: “A importância do desporto automóvel português no panorama europeu. Atrair mais mulheres para a nossa modalidade é uma das grandes missões desta direção. Será um enorme desafio colocar de pé estas duas iniciativas em consonância com as diretrizes da FIA e da União Europeia. Estamos a planear desenvolver uma das ações a Norte e a outra a Sul e procurar envolver o maior número de jovens possível. Temos a certeza que a dinâmica imposta vai ser atrativa de forma abrangente e uma mais-valia para o nosso desporto”, disse Ni Amorim, Presidente da FPAK.