No passado fim de semana, no Circuito do Estoril, as corridas do Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 voltaram a ser dominadas pelos ‘eternos’ Datsun 1200, de pilotos como Luís Alegria, João Braga ou Pedro Barbosa.

Mas no pelotão também há um carismático Austin Metro 1300, que nos remete para as corridas do BTCC na década de 1980, com nomes como o lendário Steve Soper. Ao volante está um jovem piloto, Miguel Miguel, que reconstruiu o Austin Metro acompanhado pelo pai, Paulo Miguel.

As boas indicações dadas no último Circuito de Vila Real foram confirmadas na pista de ‘casa’ de Paulo e Miguel Miguel, o Circuito do Estoril, que recebeu a prova de homenagem a Paulo Alves, um dos grandes impulsionadores da ANPAC e da Velocidade em Portugal.

Miguel Miguel, que em Vila Real tinha subido ao pódio como vencedor dos H81 na estreia absoluta num circuito citadino, começou por surpreender nos treinos cronometrados no Estoril, ao colocar o Austin Metro no 8.º lugar da geral, só atrás dos competitivos Datsun 1200. Na Corrida 1, o jovem piloto do Estoril estava a ser uma das sensações da prova e a discutir os sete primeiros lugares da geral, quando um furo o obrigou a um abandono inglório, já na fase final.

Isto obrigou o Paulo Miguel a partir para a Corrida 2 do 18.º lugar e com pneus mais estreitos. Em modo de ataque, Paulo Miguel conseguiu fazer sete ultrapassagens até os travões começarem a acusar alguma fadiga, terminando num meritório 11.º lugar da geral e vencendo os H81.

“Foi um fim de semana fantástico, de homenagem a um amigo que deixa saudades a toda a gente que gosta de corridas em Portugal”, afirmou o promissor Miguel Miguel. “Demonstrámos o potencial do nosso Austin Metro, que andou no meio dos ‘tubarões’ até termos aquele azar na Corrida 1, com o furo. O meu pai depois fez uma excelente gestão na segunda corrida e subiu muitos lugares, o que nos dá toda a motivação e confiança para o futuro. Vamos continuar a desenvolver o Metro, que já é um dos carros mais populares do campeonato”, referiu o jovem piloto do Team Ezalo.

João Braga e Luís Alegria dividiram as vitórias à geral nas duas corridas do CPV 1300, competição promovida pela ANPAC, sob a égide da FPAK.