Zdenek Chovanec regressa à Fórmula 3 em Silverstone

29/06/2022

Atualmente a liderar o campeonato internacional BOSS GP na Formula Class, Zdenek Chovanec vai regressar ao campeonato FIA de Fórmula 3, no próximo fim de semana, em Silverstone.

Jovem piloto português, de 17 anos, estará entre a elite da categoria em Inglaterra.

A Fórmula 3 é, historicamente, considerada uma das mais importantes competições de monolugares do mundo, uma categoria por onde passaram grande parte dos pilotos de Fórmula 1. Aos 17 anos, Zdenek Chovanec prepara-se para regressar a esse campeonato, onde disputou as últimas três provas de 2021 com a Charouz Racing System (Spa-Francorchamps, Zandvoort e Sochi).

Será no circuito britânico de Silverstone, no próximo fim de semana, e novamente ao volante de um dos Dallara da equipa checa. “É muito bom regressar à Fórmula 3 e à Charouz”, afirmou Chovanec, que viveu durante vários anos na República Checa, antes de se mudar para Portugal, em 2018. “É no FIA F3 que estão os melhores pilotos do mundo da minha geração e é sempre muito motivador correr com os melhores. A época na BOSS GP tem sido positiva, porque me permite acumular quilómetros e experiência em diferentes pistas com um Fórmula 2. Acredito que me vou readaptar bem ao Fórmula 3, que tem menos potência e downforce. O meu objetivo em Silverstone é evoluir ao longo de todo o fim de semana”, referiu Zdenek Chovanec.

Silverstone será a quarta das nove provas do calendário do FIA Fórmula 3.