GP Alemanha: Hamilton de 14º para 1º… com a ajuda de Vettel

22/07/2018

Lewis Hamilton venceu surpreendentemente o Grande Prémio da Alemanha de Fórmula 1, depois de uma corrida caótica em que uma fabulosa recuperação do inglês da Mercedes, misturada com o facto de a chuva ter ‘atirado’ mais incógnitas para o resultado da corrida, que ficou praticamente resolvida quando Sebastian Vettel saiu de pista na zona do estádio e perdeu um triunfo praticamente certo.

O alemão liderava com uma boa margem, e quando tudo indicava que assim poderia continuar, cometeu um erro e abriu caminho aos seus adversários. Quem aproveitou melhor foi Lewis Hamilton, que na altura já era segundo. Depois da saída do Safety Car da pista, Valtteri Bottas ainda chegou a estar lado a lado com o seu colega de equipa, mas da boxe da Mercedes depressa veio a ordem: “Desculpa, Valtteri, mantém as posições”, isto depois de antes a Ferrari ter utilizado a enésima versão do “Fernando é mais rápido que tu” quando Jock Clear pediu a Raikkonen que deixasse passar Vettel.

Independentemente de tudo o que levou ao desfecho final, grande corrida de Lewis Hamilton, que apesar de ter partido de 14º, ganhou a corrida. Tal como lhe disse o engenheiro no final “Boa, Lewis, milagres acontecem…”

Quem viu a linguagem corporal de Hamilton ontem depois de ter ficado fora da qualificação, muito abatido, e o vê agora depois de sair do carro, isso mostra-nos que as corridas só acabam mesmo no fim, e quando se acredita, por vezes tem-se sorte e desta feita Hamilton teve-a, Vettel cometeu um erro que o tirou do comando do Mundial, mas ainda estamos a meio da temporada, e há muito e bom pela frente para vir…

José Luís Abreu/Autosport