Thierry Neuville, com um Hyundai i20 WRC, será o líder à partida do derradeiro dia do Rali da Córsega depois de uma etapa emocionante em que roubou o comando da prova a Elfyn Evans (M-Sport Ford) na derradeira especial, uma longa classificativa com 47 quilómetros de distância. Contudo, tudo está ainda em aberto para o dia final…

O piloto belga esteve irrepreensível ao longo do sábado, superando a desvantagem que tinha no início da etapa para o piloto do Fiesta WRC, ao mesmo tempo aproveitando o problema de Ott Tanak (Toyota), que perdeu dois minutos devido a um pneu furado no seu Yaris WRC, para batalhar ‘a solo’ com Evans.

Na entrada para a última especial do dia, Evans e Neuville tinham uma diferença de 11,5 segundos, com vantagem para o homem da Ford, mas no final dos 47 quilómetros de classificativa, foi Neuville a garantir o comando da prova ao ganhar 16 segundos e, com isso, estabeler-se como comandante com 4,5 segundos de vantagem.

Se Neuville se demonstrou naturalmente satisfeito com o seu percurso, sentimento contrário era o de Evans, que confessou surpresa pelo tempo perdido: “Três ou quatro segundos talvez, mas 16 segundos é uma montanha. Foi um choque, mas o melhor a fazer é esquecê-lo e concentrar-me amanhã”, referiu Evans.

Para Tanak, a etapa até tinha começado de forma bastante positiva, chegando ao comando por troca com Evans, dispondo de 1,6 segundos de vantagem no final da 10ª classificativa, perdendo todas as hipóteses de lutar pelo triunfo na especial seguinte ao furar um pneu do Toyota e perder quase dois minutos para trocá-lo.

Além de Neuville, o outro beneficiado de forma mais clara foi Sébastien Ogier (Citroën), que chegou ao terceiro posto depois de um dia em que a sua prestação ao volante do C3 WRC foi melhorando. Está a 44,8 segundos de Neuville, mas não pode descansar ainda, uma vez que Dani Sordo (Hyundai) ocupa a quarta posição a 5,1 segundos.

Mais atrás encontra-se Teemu Suninen (M-Sport Ford), encontrando-se à frente de Tanak, que caiu para o sétimo lugar, mas que a fechar o dia encontrou ritmo para ultrapassar Esapekka Lappi, da Citroën, fechando a etapa no sexto lugar. Sébastien Loeb (Hyundai) terminou o dia em oitavo, enquanto Kris Meeke (Toyota) ocupa o nono posto. Ambos estão a mais de três minutos da frente.

  1. T Neuville / N Gilsoul BEL Hyundai i20 2hr56m50,0sec
  2. E Evans / S Martin GBR Ford Fiesta +4.5sec
  3. S Ogier / J Ingrassia FRA Citroën C3 +44.8sec
  4. D Sordo / C del Barrio ESP Hyundai i20 +49.9sec
  5. T Suninen / M Salminen FIN Ford Fiesta +1min 32.1sec
  6. O Tänak / M Järveoja EST Toyota Yaris +1min 54.5sec