A Toyota garantiu a pole position para as 6 Horas de Portimão, segunda prova do calendário do Mundial de Endurance (WEC), com Brendon Hartley a ser o mais veloz na sessão de qualificação disputada esta tarde no circuito de Portimão.

A luta pela pole position fez-se, essencialmente, entre os dois carros da Toyota Gazoo Racing, com o neozelandês Brendon Hartley a garantir a pole position graças a uma volta em 1.30,171s, num carro partilhado com Sébastien Buemi e Ryo Hirakawa.

A apenas 0,273s, o Toyota #7 de Kamui Kobayashi, Mike Conway e Jose Maria López, ficou na segunda posição.

Ao contrário de Sebring, os dois Ferrari não tiveram ritmo para baterem os Toyota, com o carro #50, de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen a ficar na terceira posição, mas já a 1,4 segundos do autor da pole, enquanto o outro 499P, com o #51, pilotado por James Calado e partilhado com Alessandro Pier Guido e Antonio Giovinazzi, ficou em quarto, a 1,7 segundos.

O Porsche #6 de Kevin Estre foi o quinto mais rápido, a 2,2 segundos da pole position, ao passo que o Peugeot 9X8 de Nico Müller, Gustavo Menezes e Loic Duval ficou em sexto, na frente do outro Porsche e do melhor dos Cadillac, apenas no oitavo lugar.

Na categoria LMP2, o Prema de Daniil Kvyat, Mirko Bortolotti e Doriane Pin ficou com o melhor tempo, com uma volta em 1.34,303s, levando a melhor numa batalha titânica com o Vector Sport de Ryan Cullen, Matthias Kaiser e Gabriel Aubry, com uma diferença de apenas 0,001s entre os dois.

O carro da JOTA que é partilhado entre David Beckmann, Yifei Ye e António Félix da Costa, ficou com a quarta posição na categoria, a 0,190s do melhor. O outro português, Rui Andrade, que faz equipa com Robert Kubica e Louis Delétraz no carro #41 do Team WRT, vai partir do nono lugar.

Por fim, nos GTE-Am, o Corvette de Ben Keating, Nicolas Varrone e Nicky Catsburg foi o mais veloz, enquanto o Porsche da equipa Project-1 partilhado por Miguel Ramos, Guilherme Oliveira e Matteo Cairoli, ficou na oitava posição da classe.