Sob temperaturas que se assemelhavam mais às de verão, a Toyota Gazoo Racing venceu as 6 Horas de Portimão, segunda prova do Mundial de Endurance (WEC), com o #8 de Rio Hirakawa, Sébastien Buemi e Brendon Hartley a subir ao lugar mais alto do pódio no Algarve. Ferrari e Porsche completaram o pódio, colocando três construtores nos três primeiros lugares.
Os dois carros da marca japonesa começaram então a distanciar-se dos seus perseguidores, parecendo rumar a mais uma dobradinha, com a equipa a dar ordens para que Buemi assumisse a liderança antes das paragens nas boxes. Porém, ainda antes de se finalizar a segunda hora, um problema com a suspensão traseira do Toyota #7 fê-lo perder mais de dez minutos, saindo da batalha pelo pódio.
A Ferrari mostrou-se a rival mais próxima, mas ainda assim, incapaz de lutar diretamente pelo triunfo, beneficiando de um problema mecânico no Toyota #7 para ficar com o segundo lugar, com o carro #50, de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen a subir ao lugar intermédio do pódio após uma corrida em que o trio do 499P esteve bastante consistente.
O Porsche 963 com o #6 de Andre Lotterer, Kevin Estre e Laurens Vanthoor ficaram com o terceiro lugar, sendo o primeiro para a marca alemã neste seu regresso com um protótipo LMDh.
O trio do carro #6 acabou por levar a melhor numa batalha renhida da qual ficou arredado o outro Porsche já no último terço da prova, com problemas mecânicos.
Na quarta posição ficou o Cadillac V-Series.R #2 de Alex Lynn, Richard Westbrook e Earl Bamber na estreia da marca americana em provas disputadas na Europa.
O Ferrari #51 de Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado chegou a parecer ter caminho aberto para acompanhar o outro carro da marca italiana ao pódio, mas problemas de travões e no sistema híbrido já na parte final da prova atiraram o trio para o sexto posto, atrás do Peugeot 9X8 #94 de Loic Duval, Gustavo Menezes e Nico Müller, naquele que foi um resultado positivo para a companhia francesa, sobretudo graças ao facto de ter revelado um ritmo mais competitivo do que em Sebring.
A corrida esteve isenta de grandes incidentes, com o único período de safety car a surgir à entrada da última hora após um despiste do Floyd Vanwall na curva 10, com Jacques Villeneuve a sofrer um problema nos travões. O impacto na barreira de pneus obrigou a uma reparação da mesma, daí exigindo a intervenção do carro de segurança.
Nos LMP2, a diferença de ritmo bastante reduzida entre os principais competidores acabou por gerar indecisão até ao fim, com a combinação de melhor estratégia e rapidez a resultar no triunfo do United Autosports #23 de Oliver Jarvis, Giedo van der Garde e Josh Pierson, levando a melhor sobre o outro carro da equipa, o #22, partilhado entre Phil Hanson, Frederick Lubin e Ben Hanley.
Rui Andrade, acompanhado de Louis Delétraz e de Robert Kubica, no carro #41 do Team WRT, garantindo assim um excelente resultado, obtido após uma grande batalha com o Prema #63 de Mirko Bortolotti, Doriane Pin e Daniil Kvyat, que chegaram a passar pelo comando, mas que terminaram apenas no quarto posto na categoria.
A este respeito, a corrida de Portimão foi a última para o Team Hertz Jota nos LMP2, que ficou em quinto com António Félix da Costa, Yu Yifei e David Beckmann a partilharem os comandos do Oreca-Gibson. A equipa vai passar a ter o novo Porsche 963 Hypercarz escalando assim uma classe.
Na também sempre renhida classe dos GTE-Am, o Chevrolet Corvette #33 de Ben Keating, Nicolas Varrone e Nicky Catsburg voltou a vencer, batendo o Ferrari #83 da AF Corse #83 pilotado por Alessio Rovera, Lilou Wadoux e Luis Perez Companc num autêntico final de emoções fortes, com os dois carros a cortarem a meta separados por apenas 0,286s.
Posição | Número | Classe | Construtor | Pilotos | Carro | Tempo |
1 | 8 | Hypercar H | TOYOTA GAZOO RACING | BUEMI Sébastien, HARTLEY Brendon, HIRAKAWA Ryo | Toyota GR010 HYBRID | 222 Voltas |
2 | 50 | Hypercar H | FERRARI AF CORSE | FUOCO Antonio, MOLINA Miguel, NIELSEN Nicklas | Ferrari 499P | 1 lap |
3 | 6 | Hypercar H | PORSCHE PENSKE MOTORSPORT | ESTRE Kévin, LOTTERER André, VANTHOOR Laurens | Porsche 963 | 1 lap |
4 | 2 | Hypercar H | CADILLAC RACING | BAMBER Earl, LYNN Alex, WESTBROOK Richard | Cadillac V-Series.R | 2 laps |
5 | 94 | Hypercar H | PEUGEOT TOTALENERGIES | DUVAL Loïc, MENEZES Gustavo, MÜLLER Nico | Peugeot 9X8 | 2 laps |
6 | 51 | Hypercar H | FERRARI AF CORSE | PIER GUIDI Alessandro, CALADO James, GIOVINAZZI Antonio | Ferrari 499P | 3 laps |
7 | 93 | Hypercar H | PEUGEOT TOTALENERGIES | DI RESTA Paul, JENSEN Mikkel, VERGNE Jean-Éric | Peugeot 9X8 | 3 laps |
8 | 708 | Hypercar | GLICKENHAUS RACING | DUMAS Romain, BRISCOE Ryan, PLA Olivier | Glickenhaus 007 | 5 laps |
9 | 7 | Hypercar H | TOYOTA GAZOO RACING | CONWAY Mike, KOBAYASHI Kamui, LOPEZ Jose Maria | Toyota GR010 HYBRID | 7 laps |
10 | 23 | LM P2 | UNITED AUTOSPORTS | PIERSON Joshua, VAN DER GARDE Giedo, JARVIS Oliver | Oreca 07 – Gibson | 7 laps |
Veja a classificação online completa aqui.