Sob temperaturas que se assemelhavam mais às de verão, a Toyota Gazoo Racing venceu as 6 Horas de Portimão, segunda prova do Mundial de Endurance (WEC), com o #8 de Rio Hirakawa, Sébastien Buemi e Brendon Hartley a subir ao lugar mais alto do pódio no Algarve. Ferrari e Porsche completaram o pódio, colocando três construtores nos três primeiros lugares.

Após a superioridade vista na sessão de qualificação de sábado, em que garantiram a primeira linha, os dois Toyota viram a sua hegemonia quebrada na partida quando o Ferrari #51 ainda chegou ao segundo posto, atrás do Toyota #7 de Mike Conway. Porém, apenas se manteve nesse lugar por duas voltas, com o GR010 Hybrid de Sébastien Buemi a recuperar a posição sem grande esforço.

Os dois carros da marca japonesa começaram então a distanciar-se dos seus perseguidores, parecendo rumar a mais uma dobradinha, com a equipa a dar ordens para que Buemi assumisse a liderança antes das paragens nas boxes. Porém, ainda antes de se finalizar a segunda hora, um problema com a suspensão traseira do Toyota #7 fê-lo perder mais de dez minutos, saindo da batalha pelo pódio.

A Ferrari mostrou-se a rival mais próxima, mas ainda assim, incapaz de lutar diretamente pelo triunfo, beneficiando de um problema mecânico no Toyota #7 para ficar com o segundo lugar, com o carro #50, de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen a subir ao lugar intermédio do pódio após uma corrida em que o trio do 499P esteve bastante consistente.

O Porsche 963 com o #6 de Andre Lotterer, Kevin Estre e Laurens Vanthoor ficaram com o terceiro lugar, sendo o primeiro para a marca alemã neste seu regresso com um protótipo LMDh.

 

O trio do carro #6 acabou por levar a melhor numa batalha renhida da qual ficou arredado o outro Porsche já no último terço da prova, com problemas mecânicos.

Na quarta posição ficou o Cadillac V-Series.R #2 de Alex Lynn, Richard Westbrook e Earl Bamber na estreia da marca americana em provas disputadas na Europa.

O Ferrari #51 de Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado chegou a parecer ter caminho aberto para acompanhar o outro carro da marca italiana ao pódio, mas problemas de travões e no sistema híbrido já na parte final da prova atiraram o trio para o sexto posto, atrás do Peugeot 9X8 #94 de Loic Duval, Gustavo Menezes e Nico Müller, naquele que foi um resultado positivo para a companhia francesa, sobretudo graças ao facto de ter revelado um ritmo mais competitivo do que em Sebring.

A corrida esteve isenta de grandes incidentes, com o único período de safety car a surgir à entrada da última hora após um despiste do Floyd Vanwall na curva 10, com Jacques Villeneuve a sofrer um problema nos travões. O impacto na barreira de pneus obrigou a uma reparação da mesma, daí exigindo a intervenção do carro de segurança.

Andrade no pódio dos LMP2

Nos LMP2, a diferença de ritmo bastante reduzida entre os principais competidores acabou por gerar indecisão até ao fim, com a combinação de melhor estratégia e rapidez a resultar no triunfo do United Autosports #23 de Oliver Jarvis, Giedo van der Garde e Josh Pierson, levando a melhor sobre o outro carro da equipa, o #22, partilhado entre Phil Hanson, Frederick Lubin e Ben Hanley.

Rui Andrade, acompanhado de Louis Delétraz e de Robert Kubica, no carro #41 do Team WRT, garantindo assim um excelente resultado, obtido após uma grande batalha com o Prema #63 de Mirko Bortolotti, Doriane Pin e Daniil Kvyat, que chegaram a passar pelo comando, mas que terminaram apenas no quarto posto na categoria.

A este respeito, a corrida de Portimão foi a última para o Team Hertz Jota nos LMP2, que ficou em quinto com António Félix da Costa, Yu Yifei e David Beckmann a partilharem os comandos do Oreca-Gibson. A equipa vai passar a ter o novo Porsche 963 Hypercarz escalando assim uma classe.

Na também sempre renhida classe dos GTE-Am, o Chevrolet Corvette #33 de Ben Keating, Nicolas Varrone e Nicky Catsburg voltou a vencer, batendo o Ferrari #83 da AF Corse #83 pilotado por Alessio Rovera, Lilou Wadoux e Luis Perez Companc num autêntico final de emoções fortes, com os dois carros a cortarem a meta separados por apenas 0,286s.

O Porsche #56 de Miguel Ramos, Guilherme Oliveira e Matteo Cairoli, da equipa Project-1 AO terminou em sexto lugar na categoria.
Posição Número Classe Construtor Pilotos Carro Tempo
1 8 Hypercar H TOYOTA GAZOO RACING BUEMI Sébastien, HARTLEY Brendon, HIRAKAWA Ryo Toyota GR010 HYBRID 222 Voltas
2 50 Hypercar H FERRARI AF CORSE FUOCO Antonio, MOLINA Miguel, NIELSEN Nicklas Ferrari 499P 1 lap
3 6 Hypercar H PORSCHE PENSKE MOTORSPORT ESTRE Kévin, LOTTERER André, VANTHOOR Laurens Porsche 963 1 lap
4 2 Hypercar H CADILLAC RACING BAMBER Earl, LYNN Alex, WESTBROOK Richard Cadillac V-Series.R 2 laps
5 94 Hypercar H PEUGEOT TOTALENERGIES DUVAL Loïc, MENEZES Gustavo, MÜLLER Nico Peugeot 9X8 2 laps
6 51 Hypercar H FERRARI AF CORSE PIER GUIDI Alessandro, CALADO James, GIOVINAZZI Antonio Ferrari 499P 3 laps
7 93 Hypercar H PEUGEOT TOTALENERGIES DI RESTA Paul, JENSEN Mikkel, VERGNE Jean-Éric Peugeot 9X8 3 laps
8 708 Hypercar GLICKENHAUS RACING DUMAS Romain, BRISCOE Ryan, PLA Olivier Glickenhaus 007 5 laps
9 7 Hypercar H TOYOTA GAZOO RACING CONWAY Mike, KOBAYASHI Kamui, LOPEZ Jose Maria Toyota GR010 HYBRID 7 laps
10 23 LM P2 UNITED AUTOSPORTS PIERSON Joshua, VAN DER GARDE Giedo, JARVIS Oliver Oreca 07 – Gibson 7 laps

Veja a classificação online completa aqui.