A Acura revelou o protótipo para a categoria LMDh que irá utilizar já em 2023 nas competições de resistência, como as 24 Horas de Daytona, em janeiro. O português Filipe Albuquerque será um dos pilotos que irá ter a missão de lutar pelos triunfos com este monoposto híbrido.

O Acura ARX-06 é o mais recente modelo da marca de requinte da Honda para as competições de resistência, estando para já reservado às provas do campeonato americano IMSA WeatherTech, propondo uma nova abordagem aos regulamentos LMDh para a categoria principal que a colocará em disputa direta com marcas como a BMW ou Porsche.

A composição aerodinâmica é específica para o protótipo da Acura, embora o chassis seja construído pela ORECA, tendo também uma motorização híbrida produzida à medida pela divisão desportiva Honda Performance Development (HPD) composta por um motor V6 biturbo de 2.4 litros associado a um máquina elétrica de altas prestações.

Com os tais 2.4 litros de cilindrada, este é o motor de combustão interna mais compacto alguma vez produzido pela HPD para provas de resistência, mantendo ainda assim numa oferta de potência considerável de 500 kW, podendo também receber combustível sustentável para baixas emissões de carbono.

No que diz respeito ao chassis, note-se que as regras consolidadas entre a IMSA e o Mundial de Endurance/FIA preveem a utilização um de quatro chassis para que as marcas construam o protótipo no caso de não quererem investir na totalidade do projeto – algo que, por exemplo, marcas como a Peugeot ou a Ferrari fizeram –, tendo a Acura decidido manter a parceria de longa data com a ORECA, num trabalho de grande proximidade entre as equipas de desenvolvimento.

O desenho, por seu turno, foi completamente levado a cabo pelo estúdio de design da Acura, em Los Angeles, tendo em atenção as condicionantes de aerodinâmica e as particularidades do chassis da ORECA, bem como a necessidade de respeitar os parâmetros de homologação da IMSA e da FIA.

Para 2023 está prevista a continuidade da Acura com as suas equipas da corrente temporada, ou seja, a Wayne Taylor Racing (na qual figura Filipe Albuquerque) e a Meyer Shank Racing, na principal categoria da IMSA, a GTP.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.