Equipa portuguesa do MAN TGS festeja triunfo inédito na 11.ª Africa Race: Elisbate Jacinto (ao centro), José Marques e Marco Cochinho
O trio formado por Elisabete Jacinto, José Marques (navegador) e Marco Cochinho (mecânico) levou o MAN TGS ao triunfo na 11.ª edição da Africa Eco Race.

Na 10.ª participação na prova organizada por René Metge e Jean-Louis Schlesser, Elisabete Jacinto conquistou inédito triunfo na categoria T4 e terminou na 5.ª posição da classificação mista auto-camião.

Na derradeira especial, entre Akjout e Fimlit, na Mauritânia (217,69 km) a equipa portuguesa realizou o 2.º melhor tempo, atrás do Tatra do checo Tomas Tomecek.

O trio luso do MAN TGS alcançou a liderança da sua categoria no final da 5ª etapa desta maratona africana, posição que conseguiu manter até final, com o belga Noel Essers (MAN) a terminar na 2.ª posição, a 2. 42 horas dos portugueses.

«A etapa correu bem, apesar de ainda termos feito algumas travessias de dunas, logo nos primeiros quilómetros. A especial era curta e muito rápida. Não tivemos problemas e conseguimos imprimir um bom andamento, alcançando o segundo lugar na tirada, o que foi muito positivo», sublinhou Elisabete Jacinto, «verdadeiramente feliz», tal como toda a equipa.

A 12ª e última etapa do Africa Eco Race não conta para a classificação, uma vez que o emblemático percurso cronometrado de 22 km nas margens do famoso Lago Rosa, às portas de Dakar, não entra nas contas finais.

É a etapa da consagração dos vencedores: Jean Pierre Strugo/François Borsotto (Optimus MD), nos automóveis; Elisabet Jacinto/José Marqiues/Marco Cochinho (MAN) nos camiões e Alesaandro Botturi (Yamaha) nas motos, após duelo empolgante com Pal Anders Ullevalseter (KTM), 2.º classificado, a 4m 54s.