Alejandro Martins (Toyota) brilha em Idanha-a-Nova

08/09/2018

A dupla Alejandro Martins/José Marques (Toyota Hilux) conquistou em Idanha-a-Nova a 2.ª vitória da temporada
 

Rápido e consistente de início a fim, Alejandro Martins (Toyota Hilux) conquistou, na Baja TT de Idanha-a-Nova, o segundo triunfo da temporada – vencera em Loulé — e colocou ao rubro o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno AFN, tanto mais que Hélder Oliveira, com problemas na suspensão do Mini Paceman no derradeiro setor cronometrado, e João Ramos (Toyota Hilux), protagonista de um capotanço, logo no prólogo e que deixou a Toyota Hilux com uma manga de eixo partida, desistiram.

Contas feitas, os cinco primeiros do campeonato ficaram separados por 15 pontos, mas entre o 1.º e o 4.º a diferença é de apenas oito.

Alejandro Martins entrou com o pé direito na baja da Escuderia Castelo Branco, impôs-se no prólogo, foi superado por Nuno Matos (Ford Ranger) no setor cronometrado inicial, mas reconquistou a liderança na manhã do último dia, apesar do triunfo de Pedro Ferreira (VW Amarok).

Nos derradeiros 180 km ao cronómetro, Alejandro impôs-se e ampliou a vantagem, com Pedro Ferreira (2.º) e Nuno Matos (3.º), bom regresso na estreia com a nova Ford Ranger, a completarem o pódio.

«Vinha mesmo focado em ganhar. Só a vitória interessava», referiu o vencedor no final.

Outro regressado — Paulo Rui Ferreira (Toyota Hilux) terminou no 4.º lugar, com mais 19m 41s, seguido pelo candidato ao título, Tiago Reis, que colocou o Mitsubishi Racing Lancer na 5.ª posição, a 19m 57s.

Miguel Casaca (Nissan Navara); André Amaral (Mercedes Proto), Lino Carapeta (Range Rover Évoque); Bruno Rodrigues – vencedor do Desafio Mazda – e o regressado João Rato (Bowler) completaram, por esta ordem, o top 10.

Nuno Tordo (Nissan Pathfinder) impôs-se na categoria T2 e Eduardo Mota (Nissan Navara) entre os T8.

Tiago Santos (Land Rover Defender) venceu Taça de Portugal.

Classificação

1.º Alejandro Martins/José Marques (Toyota Hilux), 5h 25m 06s

2.º Pedro Ferreira/Hugo Magalhães (VW Amarok), a 7m 06s

3.º Nuno Matos/Pedro Marcão (Ford Ranger), a 14m 55s

4.º Paulo Rui Ferreira/Jorge Monteiro (Toyota Hilux), a 19m 41s

5.º Tiago Reis/Valter Cardoso (Mitsubishi Racing Lancer), a 19m 57s

Campeonato

1.º Hélder Oliveira, 77 pontos

2.º João Ramos, 73

3.º Tiago Reis, 70

4.º Alejandro Martins, 69

5.º Pedro Ferreira, 62

Próxima e última prova: 32.ª Baja Portalegre 500 (25 a 27 de outubro)