A Alfa Romeo irá continuar na Fórmula 1 ao mais alto nível, tendo chegado a acordo com a Sauber Motorport para manter a parceria entre as duas partes. A extensão do acordo tem uma base plurianual, com revisões anuais, de acordo com o comunicado hoje emitido por ambas as partes.

Ambas as companhias detêm um legado impressionante no desporto automóvel, sendo o da Alfa Romeo particularmente relevante pelo facto de ter sido uma das primeiras companhias a competir ao mais alto nível e uma das primeiras no Mundial de Fórmula 1, em 1950. Já a Sauber Motorsport, criada por Peter Sauber, chegou à Fórmula 1 em 1993, então com o apoio da Ilmor, braço de competição da Mercedes-Benz.

Atualmente com o veterano Kimi Raikkonen e com o jovem Antonio Giovinazzi nos seus carros, a Alfa Romeo procura chegar aos lugares da frente, embora os dois últimos anos não tenham sido fáceis. Porém, a equipa confia que a vindoura revolução dos regulamentos técnicos e desportivos, prevista para 2022, poderá ajudá-la a atingir os seus objetivos, sobretudo com a implementação mais apertada de um teto orçamental que visa equilibrar o desempenho no pelotão.

No campo dos automóveis de estrada, a cooperação entre as duas partes também deu alguns frutos, como os mais recentes Giulia GTA e GTAm, versões exclusivas e limitadas do Giulia Quadrifoglio que contam mais potência e desenvolvimentos específicos em termos de componentes técnicos e de aerodinâmica, chegando mesmo a contar com a ajuda, no seu processo de evolução, dos pilotos de Fórmula 1 da Alfa Romeo, Raikkonen e Giovinazzi.