Seguindo uma tendência que parece ser cada vez mais comum, a Alfa Romeo apresentou a decoração para o monolugar de Fórmula 1 da temporada de 2023, além de imagens por computador do C43 para a nova temporada. Para já, a grande novidade é a adoção de cores vermelha e preta (do carbono), naquela que será a última temporada em que a Alfa Romeo estará a título oficial na modalidade.

O acordo entre a marca italiana e a Sauber, formação sediada em Hinwill, na Suíça, e que serve de base logística e de preparação dos monolugares, irá terminar este ano, antes de uma integração progressiva da Audi, que irá entrar oficialmente na Fórmula 1 em 2026. A decoração foi concebida pela divisão de automóveis de estrada da Alfa Romeo, naquele que parece ser também uma despedida por parte da companhia italiana, sabendo-se que a estreia do C43 irá ocorrer posteriormente, num dia de filmagens promocionais.

Para já, entre as novidades está a substituição do patrocinador principal, que passou a ser a Stake em vez da Orlen, havendo também a substituição de Fréderic Vasseur por Andreas Seidl na direção da equipa, com o primeiro a rumar à Ferrari.

A equipa acredita que este novo carro, visto em imagens criadas por computador, poderá dar continuidade aos progressos efetuados no ano passado, em que obteve bons desempenhos, sobretudo na fase inicial da época. Uma vez mais equipado com o motor V6 híbrido da Ferrari, o novo monolugar terá evolução significativas na secção traseira, com uma nova caixa de velocidades, nova suspensão traseira e um novo sistema de refrigeração para aprimorar aquele que foi, na parte intermédia do ano, um dos maiores problemas – a falta de fiabilidade do motor.

“O nosso novo carro é o resultado de meses de trabalho, mas hoje é apenas o princípio da viagem. Precisamos de continuar a trabalhar arduamente, com humildade e dedicação para levar mais performance para a pista”, afirmou Seidl.

A dupla de pilotos será a mesma de 2022, com Valtteri Bottas e Guanyu Zhou a manterem-se como os pilotos titulares.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.