A Alfa Romeo anunciou que a sua parceria com a Sauber Motorsport na Fórmula 1 irá terminar no final de 2023, colocando-se assim um ponto final numa ligação que teve início em 2017.

A marca italiana anunciou o seu regresso à Fórmula 1 em 2017 com um plano a longo prazo e em julho de 2022 anunciou a decisão de continuar a sua parceria com a Sauber em 2023, tendo em conta os resultados promissores da primeira metade da temporada, tanto em termos de performance, marketing e colaboração positiva com a equipa.

Note-se que a equipa e os pilotos também foram importantes na conceção da versão especial Giulia GTAm, por exemplo.

Em comunicado, a Alfa Romeo adiantou que, “uma vez que a transformação económica e industrial da marca será alcançada em 2022, a Alfa Romeo fará agora uma avaliação das muitas oportunidades em cima da mesa e decidirá qual será a melhor para sustentar a estratégia a longo prazo e o posicionamento da marca”.

A continuidade da Alfa Romeo na Fórmula 1 é assim uma incógnita para lá de 2023, mas com esta decisão está aberta a porta para a parceria entre a Audi e a Sauber para a temporada de 2026, tendo a marca alemã confirmado a sua entrada na modalidade nesse mesmo ano esta manhã.