Esteban Ocon, piloto piloto da Alpine na Fórmula 1, vai efetuar uma série de passagens nos troços do Rali de Monte Carlo, primeira prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC), aos comandos de um Alpine A110S, numa espécie de homenagem ao passado.

Ocon irá pilotar pela primeira vez o Alpine A110S, enquanto piloto daquela marca, que assume o lugar até aqui ocupado pela Renault na Fórmula 1, no âmbito de uma decisão de marketing, que centraliza sob a alçada da Alpine todas as vertentes da competição automóvel. A sua participação no Rali de Monte Carlo, icónica prova do WRC, irá limitar-se a duas passagens em duas especiais diferentes no dia de abertura da prova, ostentando o número 31.

“Esta é uma oportunidade fantástica e estou impaciente para esta minha estreia no Rali de Monte-Carlo, ao volante do magnífico Alpine A110S. Pude descobrir o Alpine A110 em outubro último, fazendo três voltas no Nordschleife. Este automóvel nasceu para este tipo de desafios, com curvas fechadas em terreno montanhoso. Os ralis fizeram sempre parte dos meus sonhos e, portanto, pilotar o Alpine A110S no rali de Monte-Carlo é uma forma perfeita de começar o ano”, afirmou Ocon sobre esta sua nova experiência.

Mas, se Ocon fará apenas uma demonstração dupla nos troços do rali, a marca de desportivos também vai a jogo com cinco equipas na categoria R-GT, com Cédric Robert, Emmanuel Guigou, Philippe Baffoun, Pierre Ragues e Raphaël Astier ao volante dos Alpine A110 Rally.

Patrick Marinoff, diretor-geral da Alpine Cars, explicou que “a participação do Esteban no Rali de Monte Carlo de 2021 é a primeira ativação a ligar a Alpine Cars ao Alpine F1 Team. A Alpine tem um historial extremamente rico nos ralis e, em particular, no Monte Carlo. É, portanto, a prova ideal para que o nosso piloto da F1 absorva as mais míticas páginas da história da marca, ao volante do Alpine A110 e nas estradas emblemáticas para as quais foi concebido. A Alpine está muito bem representada neste rali e estamos impacientes para ver, para além das passagens do Esteban, como se comportam os nossos automóveis ao longo do fim de semana”.

Recorde-se que o Alpine A110S é um dos exemplos de agilidade e pureza de sensações na condução, distinguindo-se das restantes versões pela potência do motor 1.8 turbo (292 CV), pela afinação do chassis Sport (com molas helicoidais 50% mais rígidas e regulação dos amortecedores adaptada à maior rigidez das molas) e pelos requintados elementos estilísticos, com recurso a materiais como o carbono para baixar o peso total. Além disso, dispõe ainda de sistema de travagem da Brembo, mais potente e eficaz.