M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Com mais de 60 filmes como ator e uma dúzia por trás da câmara, Paul Newman foi um dos mais emblemáticos protagonistas da história do cinema da segunda metade do Século XX, sendo premiado durante a sua longa carreira com um Oscar, um Emmy, um prémio BAFTA, três Globos de Ouro e um prémio do Festival de Cannes. Mas o talento de Newman também evoluiu noutras direções, e o seu interesse por automóveis evoluiu numa carreira que o coroou de sucesso tanto ao volante como na gestão de equipas, até ganhar um título nacional americano.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Paul Newman já gostava de automóveis, mas a sua participação no filmes “Winning”, em 1969, onde interpretou o papel de um piloto das 500 Milhas de Indianapolis levou-o a querer tornar-se piloto. Em 1972, começou a participar em provas amadoras, e ao fim de algum tempo tornou-se piloto oficial da Datsun, marca que hoje é conhecida como Nissan. Em 1978, uniu esforços com o engenheiro Bob Sharp para pilotar o novo Datsun 280 ZX, aposta da marca japonesa para derrotar a Porsche.

O triunvirato Newman/Sharp/Datsun foi imbatível e o ator-piloto venceu mais de 15 corridas nacionais do Sports Car Club of America, além de estabelecer novos recordes da pista para a sua categoria. Isto foi mais que suficiente para se qualificar para a grande final do campeonato nacional americano, a Corrida dos Campeões, onde falhou a vitória por pouco em 1978 mas depois dominou no ano seguinte, sagrando-se campeão à vontade no circuito de Road Atlanta ao volante do seu Datsun.

É este carro que está agora à venda no site da Motor Car Classics. Como preparador oficial dos Datsun de competição para as provas da IMSA e SCCA, Bob Sharp “obrigou” a marca a lançar uma série especial de 1000 unidades com o aileron que precisava para ter a força aerodinâmica para lutar com os Porsche 911. Um carro semelhante foi usado nos anos seguintes por outro piloto, Jim Fitzgerald, que continuou a ganhar corridas com ele. A Motor Car Classics espera obter um valor alto pelo carro de Paul Newman, já que um Rolex que pertenceu ao ator foi vendido este ano por 15 milhões de euros.

Newman continuou ligado à Datsun nos anos seguintes, vencendo corridas profissionais no campeonato Trans-Am e vencendo o campeonato nacional do SCCA com um Nissan 300ZX Turbo. Também foi vencedor à classe nas 24 Horas de Le Mans em 1979 com um Porsche e nas 24 Horas de Daytona de 1995 com um Ford Mustang, nesta altura já com 70 anos de idade. Também foi chefe de equipa na IndyCar, com a sua Newman/Haas Racing, onde foi chefe de campeões do mundo de Fórmula 1 como Mario Andretti e Nigel Mansell.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.