Uma nova era para o Mundial de Ralis (WRC). Os novos carros para 2022 adotam tecnologia híbrida Plug-in (PHEV) e repetir-se-á a batalha nos troços entre as equipas da Toyota, Hyundai e Ford (pela M-Sport). A apresentação oficial da nova temporada decorreu na cidade austríaca de Salzburgo, mais concretamente no Hangar-7, um espaço multifuncional localizado dentro do aeroporto daquela cidade.

Foi a primeira vez que se viu a decoração oficial dos novos carros para a nova época, cuja prova inaugural será disputada em Monte Carlo, um dos ralis mais carismáticos da modalidade e que se irá disputar entre 20 e 23 de janeiro.

Num evento que contou com a presença de Ben Sulayem, novo Presidente da Federação Internacional do Automóvel (FIA), as três equipas marcaram presença com os seus novos Rally1, os quais irão participar nos 13 eventos que compõem o calendário. A atual campeã Toyota Gazoo Racing será a equipa a bater, mas a Hyundai Motorsport e a M-Sport Ford trabalharam arduamente no desenvolvimento dos seus novos carros, com novas gerações de modelos e tecnologias em disputa.

Na Toyota Gazoo, a dupla titular será composta por Elfyn Evans e Kalle Rovanpera, que se tornou no mais jovem vencedor de uma prova do Mundial de Ralis no ano passado, enquanto na Hyundai estiveram em destaque Thierry Neuville e Ott Tanak. Na Ford, que estreia um novo modelo por completo, o Puma, os pilotos titulares serão Craig Breen e Adrien Fourmaux. Nota que este ano a M-Sport terá também a participação nalguns eventos de Sébastien Loeb.

Na sua 50ª temporada, o WRC adota uma filosofia mais ecológica, com automóveis híbridos Plug-in (PHEV), construídos em torno de um chassis com célula de segurança e com uma aposta em combustíveis 100% sustentáveis rumo a um futuro mais amigo do ambiente.

Estes novos carros de categoria Rally1 contam com um motor elétrico de 100 kW associados a um motor de 1.6 litros sobrealimentado a gasolina, que têm sido usados nesta modalidade desde 2011. Este conjunto eleva a potência para mais de 500 CV, reduzindo ao mesmo tempo as emissões poluentes.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.