Com um espetáculo de muita cor e luz – com uma espetacular apresentação de imagens holográficas – a Aston Martin apresentou o AMR22 para o Mundial de Fórmula 1 de 2022. Tirando partido das mudanças profundas no regulamento técnico da modalidade, este novo carro da marca britânica é o que apresenta, após os Haas e Red Bull, a interpretação mais distinta do novo regulamento.

Com Sebastian Vettel e Lance Stroll novamente aos comandos dos carros da Aston Martin, a equipa pretende aproximar-se das posições da frente no campeonato, apostando neste novo regulamento como uma oportunidade para fechar a diferença para as outras equipas, como a Mercedes-AMG e a Red Bull.

Para Lance Stroll, “é sempre um momento especial quando vemos o carro pela primeira vez, sobretudo quando os regulamentos mudam tanto o carro como neste ano. Vai ser imprevisível, mas estamos muito otimistas e preparados”.

Prestes a começar a sua 16ª temporada na Fórmula 1, o veterano Sebastian Vettel admite que é “impressionante ver o carro acabado pela primeira vez. Estamos ansiosos por ver como se conduz na pista, com tantas novidades este ano, sobretudo na aerodinâmica e nos pneus”.

Andrew Green, diretor técnico da Aston Martin, também destacou todo o trabalho feito ao longo do ano passado e deste inverno na tentativa de acertar com a fórmula certa de competitividade, mas destaca que é “apenas a primeira iteração destes carros, que irão evoluir muito ao longo do ano”.

O carro deste ano tem uma vertente aerodinâmica totalmente reformulada, ao abrigo dos novos regulamentos, que fazem regressar o efeito-solo que era norma no início da década de 1980, procurando assim aumentar o número de ultrapassagens em pista. Também os pneus são de nova geração, sendo pela primeira vez de 18 polegadas, em lugar dos de 13 polegadas utilizados anteriormente.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.