Num passo que se afigurava lógico, a BMW confirmou o regresso da marca ao Mundial de Endurance (WEC) e às 24 Horas de Le Mans em 2024, ou seja, um ano depois da estreia do seu novo protótipo LMDh no campeonato americano de resistência, o IMSA WeatherTech SportsCar.

O novo BMW com motor V8 híbrido estará de regresso à competição ao mais alto nível para rivalizar com uma série de outras marcas que já se comprometeram com aquela competição, como a Peugeot, Ferrari ou Toyota, apenas para apontar algumas que estarão na categoria de topo, conhecida como a Hypercar.

Depois de revelar as formas do seu novo protótipo, a marca alemã está já a trabalhar no desenvolvimento em pista do novo carro, com o BMW M Hybrid V8 a fazer as suas primeiras voltas no circuito italiano de Varano de Melegari, que pertence à Dallara.

“A decisão de competir com o BMW M Hybrid V8 no IMSA em 2023 e no WEC em 2024 é um marco para este projeto”, referiu Franciscus van Meel, CEO da BMW M GmbH, recordando que desde o seu primeiro envolvimento nas míticas 24 Horas de Le Mans que ficou maravilhado e com o desejo de poder, um dia, regressar à competição com a BMW.

“O BMW M Hybrid V8 representa um ponto de viragem rumo à eletrificação por parte da BMW M. O IMSA na América do Norte e o WEC, que tem lugar em todo o mundo, são as plataformas perfeitas nas quais podemos utilizar o nosso protótipo para mostrar o quão excitante os carros eletrificados da BMW M serão no futuro”, complementou.

Para esta primeira saída para a pista, de forma a cumprir algumas voltas de instalação e verificar o correto funcionamento de todos os componentes ainda numa fase muito embrionária, o BWM M Hybrid V8 foi pilotado de forma alternada por Sheldon van der Linde e Connor de Phillippi, com este último a confessar que “foi uma honra e um prazer poder fazer as primeiras voltas do BMW M Hybrid V8. Foi um dia histórico para a BMW M Motorsport dentro do projeto LMDh. Passo a passo, verificámos todas as funções do carro e no final do dia já pudemos fazer algumas com quase toda a potência, o que é um bom resultado para uma estreia”.

O carro está a ser desenvolvido em parceria com a Dallara, que tem a seu cargo a evolução aerodinâmica deste projeto, embora mantendo os códigos estéticos da marca germânica bem no centro das suas ambições. As sessões de testes na Europa irão continuar ao longo de agosto, esperando-se ainda o início das preparações específicas para o campeonato IMSA a partir de setembro. Durante a fase de testes, serão vários os pilotos a passar pelo volante, embora ainda não esteja definido o grupo de pilotos que estarão na equipa em 2023.

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