Corridas duras para os portugueses na IAME Winter Cup em Valência

10/02/2019

Doze pilotos portugueses disputaram a IAME Winter Cup em Espanha
A IAME Winter Cup 2019, disputada por 200 pilotos em quatro categorias distintas, não foi muito calorosa para a maior parte dos portugueses que atravessaram a fronteira e competiram no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Valência.

Durante quatro dias, no traçado valenciano com uma extensão de 1.428 metros, 12 portugueses viveram de forma intensa a IAME Winter Cup 2019. Foi um ‘inverno’ rigoroso para todos – exceto para os britânicos que colecionaram uma série de pódios –, mas a comitiva portuguesa merecia melhor.

José Pinheiro

Na categoria X30 Mini – destinada a jovens que completem 9 anos de idade em 2019 e não excedam os 12, o que equivale a ter na mesma grelha pilotos Cadetes e Juvenis, se tivermos como exemplo o Campeonato de Portugal –, José Pinheiro (CRG) foi 17.º classificado após as mangas de qualificação e terminou a Pré-Final no 15.º lugar. Na Final, disputada em 10 voltas, o jovem piloto de 10 anos de idade, com um bom arranque passou para o 9.º lugar, tendo depois cruzado a meta numa meritória 13.ª posição.

Maria Germano Neto

Maria Germano Neto (FA), que concluiu as mangas de qualificação na 20.ª posição e foi 22.ª classificada na Pré-Final, na corrida decisiva, a jovem vimaranense, de 8 anos de idade, apesar de ter caído para o 21.º posto, ainda recuperou até um honroso 17.º lugar.

Rodrigo Seabra

Rodrigo Seabra (CRG) concluiu as mangas de qualificação no 33.º lugar, vítima de vários incidentes. Na Pré-Final, o jovem piloto da Maia, o mais novo do pelotão com 8 anos de idade celebrados em dezembro, partiu bem e passou a rodar na 27.ª posição, terminando depois no 31.º lugar, devido a uma penalização. Na Final, Rodrigo Seabra não baixou os braços, mas foi 31.º classificado, numa corrida em que venceu o britânico Freddie Slater (Kart Republic).

Pedro Perino

Perino foi 18.º na qualificação

Na categoria Júnior, disputada por 60 pilotos, os três pilotos portugueses não foram felizes. Tiveram de disputar a corrida de repescagem, tendo Pedro Perino (Tonykart) – que foi o 18. º mais rápido nos ‘cronos’ – sido 14.º classificado, Santiago Ribeiro (Birel ART) 28.º e Diogo Martins (Birel ART) 30.º, pelo que ao não terminaram nas seis primeiras posições ficaram afastados da Final.

Santiago Ribeiro

Perino disputou a sua primeira grande prova internacional, assim como Santiago Ribeiro e Diogo Martins, que estiveram sobretudo em Valência a competir para ganhar ritmo para as competições em Portugal e ganhar experiência para novos desafios além-fronteiras. Na Final, venceu o britânico Olivier Bearman (Kosmic), enquanto o seu compatriota Josh Rowledge (Tonykart) e o polaco Oli Pylka (FA) completaram o pódio.

Diogo Martins

Avaria trava Guilherme de Oliveira

Na categoria Sénior, disputada por 90 pilotos de várias nacionalidades, Manuel Silva (Kart Republic) e Zdenek Chovanec (FA) – que corre em Portugal – não foram felizes desde o início da prova e ficaram afastados da Final, sendo perfeitamente compreensível, já que Manuel Silva cumpriu a sua terceira corrida no Karting e Zdenek Chovanec participou pela primeira vez numa grande competição internacional. Chovanec e Silva ainda disputaram a MG Cup e foram 19.º e 23.º classificados, respetivamente.

Guilherme de Oliveira

Por sua vez, o português Guilherme de Oliveira (Kosmic) – que fez a sua estreia na categoria Sénior – com um 28.º lugar, um 6. º e volta mais rápida, outro 6.º lugar e ao ser 5.º posicionado na última manga, com a volta mais rápida, foi 22.º classificado após as mangas de qualificação e garantiu o apuramento direto para a Final.
Manuel Silva

Mas antes havia que disputar a Pré-Final e não fosse o toque que sofreu na primeira manga, Guilherme de Oliveira certamente que largaria do 5.º ou 6.º na Pré-Final, corrida que determina a grelha de partida da Final. E precisamente na Pré-Final, de forma inglória, o kart não ‘pegou’ no momento da partida, perdendo muito tempo para a concorrência. Ainda assim recuperou até ao 26.º lugar, com a 4.ª volta mais rápida. Contudo, uma penalização de cinco segundos por não ter o spoiler na posição correta devido ao toque, foi relegado para o 32.º posto. Fase muito inglória para o jovem português!

Zdenek Chovanec

Na corrida decisiva, disputada em 17 voltas, o piloto de Vila Nova de Gaia partiu então da 32.º posição e, ainda assim, conseguiu recuperar até ao 21.º lugar, sendo depois 24.º classificado (penalizado por ter o spoiler tocado), tendo a vitória ficado na posse do britânico Dean Macdonald (Tonykart).

Lázaro e Dias no top-10 da Shifter

Na categoria X30 Super Shifter, Rita Teixeira (Kart Republic) foi 10.ª classificada após as mangas de qualificação e terminou a Pré-Final no 8.º lugar. Na Final, disputada em 17 voltas, a piloto de Lisboa, com um bom arranque passou a rodar na 7.ª posição, mas na terceira volta teve problemas e caiu para o 12.º lugar, sendo depois forçada a abandonar na 11.ª volta. Entretanto, Rita Teixeira viria a ser desqualificada da prova, por alegadamente não ter respeitado uma bandeira azul, segundo o Colégio de Comissários desportivos.

Rita Teixeira

Vasco Lázaro (Kart Republic) concluiu as mangas de qualificação no 11.º posto, na Pré-Final foi 9.º classificado, tendo depois terminado a Final num meritório 7.º lugar.
Vasco Lázaro

João Dias foi sempre 13.º classificado nas mangas de qualificação, mas na Pré-Final cruzou a meta no 11.º lugar, enquanto na Final, em que chegou a rodar na 8.ª posição, foi 10.º classificado, numa corrida em que venceu o espanhol Brad Benavides (Sodikart).

João Dias

FOTOS: HelloFoto / Alexandre Araújo