Dakar 2020: Mais de 9000 km para percorrer na Arábia Saudita

28/04/2019

Iniciando um novo ciclo, o Dakar transfere-se para a Arábia Saudita já em 2020, naquela que será a primeira prova no local do rali mais duro do mundo. A edição do próximo ano foi apresentada no final da semana pela Amaury Sport Organisation (ASO) e pelo governo local, estando já garantido que o Dakar será disputado na Arábia Saudita nos próximos cinco anos.

O arranque para o Dakar inaugural no Médio Oriente será dado a 5 de janeiro na cidade de Jidá, para um total de 12 etapas (e um dia de descanso, a 11 de janeiro) para um total de 9000 quilómetros de prova. O final está marcado para 17 de janeiro em Qiddiyah, megaprojeto turístico construído de raiz na cidade de Riade e que estará concluído a tempo da prova.

Embora seja conhecida pela areia e pelas suas dunas, a Arábia Saudita também oferece outras superfícies, como garantem os organizadores, que também apontam para uma primeira semana com zonas de montanha e trilhos rápidos

“Após 30 anos de descobertas, encontros com o destino e façanhas, Étienne Lavigne esteve à altura do desafio quando fez o rali atravessar o Atlântico e levou a febre do Dakar para um novo continente. Agora, chegou o momento de traçar um novo rumo e entrar em território virgem com o próximo destino do Dakar e dos seus competidores: Arábia Saudita”, começou por referir o novo diretor da prova, David Castera.

“África, América do Sul… E agora Ásia. O terceiro capítulo da sua história é particularmente fascinante e excitante para uma corrida centrada na exploração, como é o Dakar. Tenho a experiência desses arrepios de antecipação quando há 25 anos percorri o Sara pela primeira vez, com as minhas mãos no guiador”, acrescentou.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.