Após um dia de descanso, a competição está de regresso no Dakar 2022, com a classificação geral a alterar-se substancialmente nas Motos: José Ignacio Cornejo (Honda) venceu a etapa, mas foi Adrien van Beveren (Yamaha) a assumir o comando da prova à geral. Nos Automóveis, Sébastien Loeb (BRX Hunter) venceu a etapa, recuperou o segundo posto da classificação geral e está mais perto de Nasser Al-Attiyah (Toyota).

Nas duas rodas, um dos animadores da primeira semana nem chegou a partir para a sétima etapa. Daniel Sanders (GasGas) caiu no percurso de ligação para a partida e sofreu uma fratura no ombro, ficando de fora do Dakar de forma inglória.

Cornejo venceu a especial na frente de Kevin Benavides (KTM), com uma vantagem de 44 segundos, enquanto Joan Barreda (Honda) ficou em terceiro, levando mais 2m51s a cumprir a tirada. Van Beveren foi o principal beneficiado do dia, com o motarda da Yamaha a assumir o comando da prova, dispondo agora de 5m12s de avanço sobre Matthias Walkner (KTM) e de 5m23s sobre Benavides. O anterior líder, Sam Sunderland (GasGas) caiu para o quarto lugar, a 5m38s, ao passo que Lorenzo Santolino (Sherco) está na quinta posição, a 6m34s.

Destaque para a prestação de Joaquim Rodrigues (Hero) nesta sétima etapa, tendo feito o sexto lugar, a 8m57s de Cornejo, ao passo que Rui Gonçalves (Sherco) foi o 16º melhor da etapa, gastando mais 17m23s. António Maio (Yamaha) foi o 30º da etapa, ao passo que Mário Patrão (KTM) foi o 62º.

Arcélio Couto (Honda) e Alexandre Azinhais (KTM) ficaram em 87º e 89º, com Pedro Bianchi Prata (Honda) em 112º.

Na geral, Rodrigues é o melhor classificado entre os lusos, na 16ª posição, com António Maio a ser o segundo melhor, na 25ª posição, seguindo-se Gonçalves, na 30ª posição. Patrão é o 51º da geral, ao passo que Azinhais está no 70º posto e Couto está no 80º lugar.

Nos Automóveis, Loeb venceu a especial com 5m26s de vantagem sobre Al-Attiyah, mas o piloto da Toyota mantém uma saudável liderança sobre o seu mais direto perseguidor, que voltou a ser Loeb, havendo 44m59s a separá-los.

A dupla Miguel Barbosa/Pedro Velosa (Toyota) terminou o dia na 50ª posição, confessando que este foi um dia difícil devido a dois furos e a um problema de transmissão. Na geral, mantêm-se na 36ª posição.

Nos SSV, Luís Portela Morais (Can-Am), acompanhado por David Megre, voltou a ter um ótimo desempenho, tendo conseguido o sétimo lugar e, com isso, subir mais um lugar, ascendendo à oitava posição da classificação geral SSV. Já Rui Oliveira e Fausto Mota ficaram na 32ª posição da etapa, ocupando a 17ª posição na classificação geral.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.