Fórmula E: Efacec entra a ‘fundo’ na maior competição de elétricos do mundo

16/09/2018

Ao passar a linha de meta na derradeira corrida do campeonato de Fórmula E, em Nova Iorque, Jean-Eric Vergne sagrou-se campeão daquela ainda jovem modalidade automobilística, cada vez mais uma concorrente da Fórmula 1 em termos de mediatismo. No seu carro, um Spark-Renault da equipa chinesa Techeetah, estava também um pouco da tecnologia e inovação portuguesa na forma da parceria com a Efacec, uma ligação que será aprofundada na próxima temporada.

A companhia lusa, uma das especialistas mundiais na área dos carregadores rápidos para veículos elétricos (tendo sido escolhida como uma das principais fornecedoras para munir os Estados Unidos da América com dispositivos rápidos no âmbito da iniciativa Electrify America), é a patrocinadora da Lisbon Mobi Summit, uma conferência sobre mobilidade do futuro promovida pela Global Media Group, e foi ao longo deste evento que se firmou o acordo para aprofundar a ligação entre as duas partes.

Com efeito, a Efacec apresentou a sua parceria a três anos com a Techeetah Formula E Team, que participa na Fórmula E, o primeiro campeonato de automobilismo da FIA (Fédération Internationale de l’Automobile) disputado por veículos monolugares totalmente elétricos, em circuito citadino.

O anúncio oficial desta futura parceria, teve lugar no Museu da Eletricidade, em Lisboa, e contou com a presença de Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, e Mark Preston, Team Principal da Techeetah Formula E Team, com ambos a mostrarem também a presença da marca na decoração do monolugar.

Para a Efacec, a entrada na Fórmula E tem três objetivos: projeção e posicionamento da marca, plataforma de desenvolvimento de negócios, de forma abrangente e não exclusivamente na mobilidade elétrica, nos cinco continentes, plataforma de desenvolvimento e de aplicação de tecnologias concebidas pela Efacec. Esta aposta estratégica vai também ao encontro do objetivo da Efacec de entrar no mercado dos países da região Ásia Pacífico.

A China constitui um dos principais mercados da área da mobilidade elétrica a nível mundial, representando cerca de metade do mercado global de veículos e carregadores elétricos. No final de 2017, já dispunha de mais de 400 mil estações de carregamento, o que demonstra a aposta contínua no desenvolvimento de infraestruturas públicas e privadas neste domínio. A Efacec quer aproveitar essa posição de força da eletrificação no mercado chinês para assim também ter uma parte do negócio.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.