“Encontro de campeões”: Hyundai i20 R5 contra Toyota Hilux

06/12/2018

Dois campeões nacionais, com décadas de amizade, um carro de ralis e um Todo-o-Terreno juntaram-se num encontro improvável em Baltar. De um lado Armindo Araújo, Campeão Nacional de Ralis, ao volante do Hyundai i20 R5 co que se sagrou campeão nacional após uma ausência de cinco anos, do outro João Ramos, Campeão Nacional de TT numa Toyota Hilux.
A “arena” foi a pista que serviu de palco ao Shakedown ao Rali de Portugal deste ano, que cada piloto percorreu no seu carro, sem qualquer outro objetivo que não fosse mostrar a magia do desporto automovel e depois trocaram de “montada”.
João Ramos fez-se à pista no Hyundai i20 e Armindo Araújo guiou pela primeira vez a Hilux, num espetáculo presenciado por algumas dezenas de pessoas.
“A ideia surgiu dada a relação muito forte entre as duas disciplinas, que, no fundo, São duas vertentes diferentes dos ralis. Achei que era interessante colocar os dois campeões frente-a-frente e, por acaso, o Armindo Araújo é meu amigo desde há longo anos. Além de que são duas marcas do grupo Salvador Caetano [ainda que concorrentes nos ralis]. Decidi juntar dois campeões de ralis no seu sentido mais lato. Foi um dia diferente, muito giro para nós, pilotos e para quem assistiu. A ver vamos se teremos outras realizações semelhantes”, referiu, ao JN, João Ramos, piloto da Toyota Caetano Motorsport.
Já Armindo Araújo, piloto oficial do Team Hyundai Portugal destacou a “excelência da iniciativa”, que este ano acabou por juntar dois amigos.
No final deste “Encontro de Campeões”, Armindo Araújo realçou que os principais desafios foram lidar com a maior altura e peso da Hilux, que obrigavam a “antecipar reações”.
“Fica-se com a sensação que esta pickup aguenta tudo”, referiu o piloto da Vila das Aves, “e a condução não é assim tão diferente nem das pickup’s que já pilotei [Mitsubishi Strakar] nem do Hyundai. Temos apenas de mudar o chip, pois esta Hilux está ao nível das melhores do Mundo e anda de uma forma que não julgava possível”.
João Ramos não escondia o o prazer que lhe deu pilotar o i20 R5. “Foi a minha primeira experiência um carro de ralis e gostei. Mas considero que é mais dificil passar para a Hilux que o inverso”, afirmou, não colocando de parte a hipótese de fazer um ou outro rali. “Quando a Toyota tiver um R5”, referiu João Ramos, um dos mais ecléticos pilotos portugueses, que já passou por quase todas as disciplinas do automobilismo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.