Num universo tão competitivo como o da Fórmula 1, cada grama conta. Com o novo regulamento técnico para 2022 a introduzir um novo limite mínimo de peso para cada monolugar, as equipas procuram todas as formas possíveis e imaginárias de tornar os seus carros mais eficientes e nem a pintura escapa.

Face ao anterior regulamento técnico, o peso mínimo para cada monolugar de Fórmula 1 em 2022 é de 798 kg, o que quer dizer que todas as equipas procuram obter esse peso em contraponto com o aumento de peso trazido pelos pneus de maiores dimensões (18 polegadas) e pelos reforços na estrutura de impacto.

O peso pouco abaixo dos 800 kg é, pois, o mais ambicionado pelos engenheiros e projetistas da Fórmula 1, não tanto pelo que representa em si, tratando-se de um valor mínimo que tem de ser imperiosamente respeitado, mas porque permite aos engenheiros jogar com a distribuição de lastro de forma a melhorar o equilíbrio do monolugar consoante a pista e a afinação pretendida.

Para tentar obter valores mais favoráveis, as equipas começam agora a ‘apertar’ o cinto em áreas até aqui pouco comuns, nomeadamente na pintura dos seus carros. O mais recente Grande Prémio de Emilia Romana, em Imola, demonstrou como o tema está a ser levado a sério pelas equipas, havendo cada vez mais equipas a colocarem os seus carros em pista com a fibra de carbono exposta – assim evitando a fase de pintura e os gramas a mais daí resultantes.

Um dos exemplos bastante claros desta aposta é o da Williams, que em Imola teve o seu carro desprovido de pintura em diversas zonas, trocando assim o azul brilhante da pintura pelo preto baço da fibra de carbono.

Mas essa não é a única equipa a seguir essa estratégia, uma vez que outras equipas estão a apostar nesse rumo, como são os casos também da McLaren e da Aston Martin, embora nestas seja menos evidente do que nos Williams, que parecem ter levado a filosofia um passo além. Este é apenas mais um exemplo do extremo cuidado com os detalhes que as equipas de Fórmula 1 jogam na tentativa de ganhar tempo em pista.

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