Ao cabo de mais um duelo com Stéphane Peterhansel (MINI), o qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota) venceu a quarta etapa do Dalar 2019, batendo o seu rival por meros 1m52s, reforçando assim a sua liderança na tabela geral. Nas Motos, Paulo Gonçalves (Honda) voltou a mostrar um ritmo competitivo, com o sexto melhor tempo, a 13m36s do vencedor da tirada, que foi Ricky Brabec (Honda) – também novo líder à geral. Entre as cores lusas, uma baixa: Hugo Lopes viu-se obrigado a abandonar na quarta etapa por problemas mecânicos na sua moto.

Prosseguindo nas Motos, Brabec (Honda) procurou redimir-se dos cerca de 20 minutos perdidos na etapa de ontem, vencendo a tirada de hoje com 6m19s de vantagem sobre Matthias Walkner (KTM) que, no entanto, terminou a etapa com grande preocupação por uma lesão sofrida num pé já perto do final, suspeitando até de uma fratura no mesmo na sequência de um impacto mais forte após um salto.

Toby Price (KTM) foi o terceiro mais rápido, perdendo 7m07s para o mais rápido, na frente de Adrien van Beveren (Yamaha) e Sam Sunderland (KTM). Gonçalves tem vindo a melhorar o seu ritmo diariamente, obtendo o sexto tempo. Mário Patrão (KTM) foi o segundo melhor português, com o 24º tempo, levando mais 30m58s a cumprir a especial contra o relógio, pouco à frente de Sebastian Bühler (Yamaha), que gastou 32m22s a mais do que Brabec.

Joaquim Rodrigues foi o 30º melhor com a sua Hero, com António Maio (Yamaha) a fazer o 33º tempo. David Megre (KTM) fez o 54º tempo com quase uma hora e meia a mais do que Brabec, mas mais complicada foi a etapa para Miguel Caetano (87º com mais 2h34m) e Fausto Mota (98º com mais 3h18m).

Na geral, Paulo Gonçalves subiu uma posição e é agora o oitavo, a 20m45s da liderança de Brabec, que recuperou a posição ao chileno Pablo Quintanilla (Husqvarna), com 2m19s a separar o duo da frente. Toby Price está em terceiro, a 4m22s.

Da frota lusa, Mário Patrão caiu uma posição, para o 21º lugar, agora a 1h36m50s, com Joaquim Rodrigues em 31º, Sebastian Bühler em 33º, António Maio em 34º (na foto em baixo), David Megre em 45º, Fausto Mota em 63º e Miguel Caetano, por fim, em 93º da geral.

Nos Autos, Nasser Al-Attiyah lidera a prova com o seu Toyota, dispondo de 8m55s de vantagem para Stéphane Peterhansel (MINI) e de 20m51s sobre Nani Roma.

Já nos SxS, há dois portugueses no top 10, mais concretamente Miguel Jordão, que ocupa o sétimo lugar, a 1h28m51s do líder, o russo Sergei Kariakin, e Ricardo Porém (com Jorge Monteiro) no décimo posto, a 2h06m39s.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.