Ainda não será em 2023 que o Mundial de Fórmula 1 vai regressar à China. Embora disponha de um contrato de longa duração para receber a modalidade, a política de luta contra a Covid-19 volta a afastar os monolugares do circuito de Xangai. Neste contexto, o circuito de Portimão pode voltar a receber uma prova de Fórmula 1.

A política de luta contra a Covid-19, apelidada pelas autoridades locais de ‘Covid Zero’, volta a afastar a Fórmula 1 daquele país, com os últimos dias a serem marcados também por protestos e contestação pública da população face às restrições impostas para impedir a proliferação da Covid-19. Recorde-se que basta um caso da doença para se imporem medidas tão duras quanto o confinamento de cidades inteiras.

Assim, a entidade organizadora do Mundial de Fórmula 1 e a Federação Internacional do Automóvel (FIA) terão de encontrar uma alternativa para evitar que o calendário para 2024 volte a ficar com menos uma prova, tal como sucedeu em 2023, quando a corrida russa não teve substituta.

O circuito de Portimão é o grande candidato a ocupar a vaga do circuito de Xangai, podendo assim voltar a albergar os monolugares de Fórmula 1 a exemplo do que sucedeu em 2020 e 2021.