Publicidade Continue a leitura a seguir

F1/GP da Arábia Saudita: Primeiro ‘match-point’ para Verstappen

Publicidade Continue a leitura a seguir

É o primeiro ‘match-point’ para Max Verstappen (Red Bull) conseguir fechar a temporada de 2021 do Mundial de Fórmula 1 a seu favor. Após 20 corridas, o novo GP da Arábia Saudita é o penúltimo da época, assumindo-se como uma incógnita para os pilotos e equipas, com a luta pelo título ao rubro entre Verstappen e Lewis Hamilton (Mercedes-AMG).

O GP da Arábia Saudita terá lugar no novo circuito Jidá Corniche, localizado em Jidá, junto ao Mar Vermelho, preparando-se para ser o 34º país a integrar o campeonato do mundo de F1. Max Verstappen, que lidera o campeonato com mais oito pontos do que Lewis Hamilton, procura alcançar o primeiro título de campeão do mundo de F1, enquanto o britânico luta pela conquista do inédito oitavo mundial. Tudo no veloz circuito de Jidá, marcado pela rapidez, mas também pelas muitas curvas e escapatórias praticamente nulas.

Depois de oito meses de disputa, o piloto da Red Bull pode já festejar o título este fim de semana. Para tal, terá de terminar entre os dois primeiros lugares para ter qualquer hipótese de levar para casa o título de campeão já na Arábia Saudita. Se ficar em terceiro lugar (ou atrás), o campeonato será decidido em Abu Dhabi, independentemente da posição de Hamilton. Mas, o neerlandês terá sempre de ter em conta a posição de Hamilton para conseguir festejar.

Uma vitória com a volta mais rápida para Verstappen significa que Hamilton precisa de terminar entre os cinco primeiros para manter a disputa pelo título possível, enquanto uma vitória sem a volta mais rápida para o piloto da Red Bull obriga a que o piloto da Mercedes fique num dos seis primeiros lugares.

Se Verstappen ficar em segundo e conquistar o ponto extra da volta mais rápida, Hamilton precisa de marcar pelo menos dois pontos, ou seja, ficar entre os nove primeiros. Se Verstappen for segundo e não conquistar a volta mais rápida, só será campeão se Hamilton não conseguir pontuar, ou seja, terminar em 11º lugar ou abaixo.

Destaque também para a batalha pelo terceiro lugar, com vantagem pontual para Valtteri Bottas da Mercedes, mas com Sergio Perez, da Red Bull, a 13 pontos do finlandês. Logo atrás outra luta bastante interessante, feita a três: Lando Norris, Charles Leclerc e Carlos Sainz, estão todos na batalha pela quinta posição do Mundial. Vantagem para o britânico da McLaren, com o monegasco da Ferrari a apenas um ponto (153 para 152). Imediatamente atrás está o espanhol da Ferrari, que já assumiu querer bater o atual e o anterior colega de equipa.

Já no Campeonato de Construtores, a luta também continua acesa na Arábia Saudita, uma vez que a Red Bull se aproximou ainda mais da Mercedes no GP do Catar. A equipa de Milton Keynes entrou em Losail com 11 pontos de desvantagem e conseguiu encurtar para apenas cinco. Mas a luta não se fica pela conquista do campeonato, já que Ferrari e McLaren ainda discutem os milhões do terceiro lugar, com vantagem para a equipa de Maranello, numa altura em que ambas estão separadas por 39,5 pontos.

A corrida tem acompanhamento em direto na Eleven e na plataforma digital da F1.