Fernando Alonso e a Aston Martin parecem apostados em surpreender nesta primeira corrida da temporada de 2023 da Fórmula 1, tendo ficado com o melhor tempo desta sexta-feira de treinos livres para o GP do Bahrein, graças à excelente prestação na segunda sessão de treinos livres.

Na parte da manhã, Sergio Pérez (Red Bull) foi o mais rápido, com uma volta em 1.32,758s, tendo Alonso ficado já em segundo lugar, com um tempo 0,438s mais lento, ao passo que o campeão Max Verstappen (Red Bull) ficou com a terceira melhor marca, a 0,617s do seu colega de equipa, todos eles com recurso aos pneus mais macios à disposição das equipas no circuito de Sakhir.

Mas foi na segunda sessão de treinos, já em condições mais representativas de temperatura ambiente e de condições da pista, que a ordem competitiva ficou mais patente. Para todos os efeitos, o novo Aston Martin parece estar bastante rápido, já que efetuou a volta mais rápida em 1.30,907s, com Max Verstappen a ficar logo atrás, gastando mais 0,169s na sua volta, deixando Pérez praticamente ‘colado’, a 0,171s.

Na quarta posição surgiu o melhor dos Ferrari, com Charles Leclerc a gastar mais 0,460s do que o veterano piloto espanhol, com o regressado Nico Hulkenberg (Haas) a ficar com a quinta posição, a 0,469s. Sentido algumas dores com o seu pulso direito depois de uma fratura, Lance Stroll (Aston Martin) terminou a sessão na sexta posição, a 0,543s, ao passo que Pierre Gasly (Alpine) posicionou-se em sétimo, a 0,568s.

Lewis Hamilton foi o melhor representante da Mercedes, embora apenas na oitava posição, com um tempo de 0,636s, deixando transparecer que o seu novo carro poderá mesmo não estar à altura dos melhores. Tanto mais que George Russell foi apenas o 14º mais rápido nesta sessão.