Max Verstappen e a Red Bull começaram a nova época de Fórmula 1 como terminaram a anterior, com uma forte demonstração de superioridade, com o neerlandês a garantir a pole position para o GP do Bahrein, primeira prova desta temporada do Mundial de F1. O seu colega de equipa, Sergio Pérez, ficou com o segundo melhor tempo, enquanto Charles Leclerc (Ferrari) foi o terceiro.

O fim de semana tinha sido marcado, até aqui, pela grande incógnita em relação à hierarquia do pelotão, embora os resultados dos testes de pré-temporada, decorridos precisamente neste circuito na semana passada, tenham deixado a ideia de que a Red Bull estaria num patamar ligeiramente superior às demais.

Foi precisamente isso que se comprovou na primeira sessão de qualificação da temporada, com Verstappen a ser o mais veloz, graças a uma volta em 1.29,708s, enquanto Pérez ficou em segundo, a 0,138s do seu colega de equipa. Os dois pilotos da Red Bull preencherão assim a primeira linha da grelha de partida para a corrida que se irá disputar no circuito de Sakhir, mas Charles Leclerc (Ferrari) não ficou tão distante, com o monegasco a ficar a 0,292s do seu rival do ano passado na luta pelo título. Numa jogada estratégica, Leclerc optou por não fazer uma segunda tentativa na Q3, preferindo poupar um jogo de pneus macios para a corrida.

Ao seu lado na grelha de partida estará o seu colega de equipa, Carlos Sainz, enquanto Fernando Alonso (Aston Martin), que tem sido uma das grande figuras do fim de semana, vai partir da quinta posição, a 0,6s da pole position. O veterano piloto asturiano esteve em grande destaque nas sessões de treinos livres, mas na qualificação não logrou bater os Red Bull, nem os Ferrari.

Ainda assim, ficou à frente dos dois Mercedes-AMG, com George Russell em sexto à frente de Lewis Hamilton, confirmando-se que a equipa alemã não começa na melhor forma. Lance Stroll (Aston Martin), ficou em oitavo, à frente de Esteban Ocon (Alpine) e de Nico Hulkenberg (Haas), num bom resultado após o seu regresso à competição.

Lando Norris (McLaren) ficou com o 11º lugar, falhando por pouco a passagem à fase decisiva da qualificação, mas esteve bem melhor do que o seu colega de equipa, o estreante Oscar Piastri, que não foi além do 18º lugar.