No meio do clima de alguma incerteza quanto à evolução da pandemia de Covid-19, a organização da Fórmula 1 concebeu já um calendário oficial para a temporada europeia da modalidade, que terá afinal poucas surpresas, embora algumas rondas duplas em fins de semana consecutivos. O arranque da época está agendado para o primeiro fim de semana de julho, na Áustria.

Será no circuito austríaco de Spielberg, na Áustria, que a temporada de 2020 do Mundial de Fórmula 1 irá ter, finalmente, início, com duas corridas em sequência, ambas sem espectadores nas bancadas, naquela que será, aliás, uma tendência comum às demais provas da temporada (embora exista uma cláusula para permitir alguns espectadores especiais em ocasiões especiais). Porém, se vão existir duas rondas a dobrar – Áustria e Reino Unido – ambas terão denominações distintas à segunda ‘visita’, variando de acordo com a patrocinadora da prova.

Numa ligeira inversão desse conceito, a segunda prova em Silverstone terá como denominação ‘Emirates Formula 1 70th Anniversary Grand Prix’.

Regressando ao calendário colocado em prática pela Liberty Media e pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), às duas provas em Spielberg, seguem-se o GP da Hungria, no Hungaroring, e os dois eventos no Reino Unido.

A meio de agosto, será o regresso da Fórmula 1 ao circuito catalão de Barcelona, para o GP de Espanha (tendo sido o único circuito no qual as máquinas de 2020 puderam rodar este ano durante os testes coletivos de pré-temporada), seguindo-se depois nas suas datas originais os GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, e de Itália, em Monza.

As equipas terão um limite de 80 pessoas em cada evento, sendo proibidas as conhecidas ‘motorhomes’ de cada uma no paddock, naquele que será um ambiente mais ‘aberto’ para implementar diversas medidas de segurança para evitar riscos de contágio com a Covid-19. Cada um dos eventos terá ainda provas da Fórmula 2 e da Fórmula 3.

Falta saber ainda como irá ser traçado o resto do Mundial, sobretudo a viagem aos Estados Unidos e ao Brasil, que são dois polos de preocupação neste momento com respeito à Covid-19. As provas na China e no Vietname deverão ser reagendados na parte final da temporada, que deverá finalizar com as duas corridas do Médio Oriente, Bahrein e Abu Dhabi.

1 Formula 1 Rolex Grosser Preis von Osterreich Áustria – Red Bull Ring 5 julho

2 Formula 1 Pirelli Grosser Preis der Steiermark Áustria – Red Bull Ring 12 julho

3 Formula 1 Aramco Magyar Nagydij Hungria – Hungaroring 19 julho

4 Formula 1 Pirelli British Grand Prix Grã-Bretanha – Silverstone 2 agosto

5 Emirates Formula 1 70th Anniversary Grand Prix Grã-Bretanha – Silverstone 9 agosto

6 Formula 1 Aramco Gran Premio de Espana Espanha – Barcelona 16 agosto

7 Formula 1 Rolex Belgian Grand Prix Bélgica – Spa 30 agosto

8 Formula 1 Gran Premio Heineken d’Italia Itália – Monza 6 setembro