A mais recente ‘novela’ em torno do contrato para 2023 de Oscar Piastri terminou com a confirmação oficial de que este será piloto da McLaren na próxima temporada, assumindo o lugar de Daniel Ricciardo.

Piastri protagonizou um dos episódios mais caricatos deste verão, ao ser anunciado pela Alpine como substituto de Fernando Alonso em 2023, apenas para negar que tal fosse verdade quase de imediato. O campeão de 2021 da Fórmula 2 havia-se comprometido com a McLaren para a próxima temporada, pelo que as duas equipas entraram em conflito relativamente ao contrato do piloto australiano de 21 anos.

A decisão final quanto ao seu contrato apenas foi conhecida após uma sessão do Comité de Reconhecimento de Contratos de Pilotos da Federação Internacional do Automóvel (FIA), entidade composta por advogados especializados em direito internacional e disputas contratuais, que deu razão à McLaren face às pretensões da Alpine.

Assim, Piastri foi confirmado na Mclaren para a temporada de 2023, enquanto Daniel Ricciardo será obrigado a procurar outra equipa ou até outra modalidade para prosseguir a sua carreira ainda que o também australiano se mostre ainda apaixonado pela Fórmula 1.