Com o arranque da temporada de Fórmula 1 à vista, as equipas deram o pontapé de saída na última ronda de ensaios de pré-época, no Bahrein, precisamente no palco daquela que será a primeira corrida do ano. Pierre Gasly (AlphaTauri) foi o mais rápido do primeiro dos três dias de ensaios, mas o grande tema de conversa acabou por ser a versão já mais radical do Mercedes-AMG W13, que praticamente dispensa os flancos convencionais do monolugar.

As equipas ultimam os seus monolugares para a nova época, com os novos regulamentos aerodinâmicos em vigor e novos pneus de 18 polegadas, elementos que adicionam uma maior complexidade para pilotos e engenheiros.

Assim, neste primeiro dia de ensaios no Bahrein foi já possível observar uma grande quantidade de novidades, com o destaque a ser o renovado Mercedes, que surgiu em pista com uma solução radical nos flancos do monolugar, gerando mesmo alguma desconfiança das equipas rivais quanto à sua legalidade. Ao longo dos próximos dois dias são esperadas também novidades noutras equipas, como a Red Bull, que espera ter uma versão revista do seu monolugar já na sexta-feira.

Porém, na tabela de tempos, foi o francês Pierre Gasly, da AlphaTauri, a ficar com o melhor registo, já na última hora da sessão, com uma volta em 1.33,902s, sendo mesmo o único piloto a efetuar um tempo na casa do segundo 33, ficando logo à frente da dupla da Ferrari, com Carlos Sainz a assumir o comando do F1-75 da parte da tarde para cravar o segundo melhor tempo, em 1.34,359s, ao passo que Charles Leclerc ficou na terceira posição, com uma volta em 1.34,531s.

Seguiu-se Lance Stroll (Aston Martin), com um tempo de 1.34,736s, ao passo que Alexander Albon (Williams) foi o quinto, com uma volta em 1.35,070s, com a equipa de Grove a surgir também com novo desenho dos flancos.

Apesar de os tempos pouco dizerem nesta fase da temporada, até porque cada equipa tem um programa específico de preparação nestes ensaios de pré-temporada, fica a ideia que a Mercedes ainda tem algum trabalho pela frente, na medida em que George Russell (9º) e Lewis Hamilton (11º) demonstraram alguma dificuldade com o equilíbrio do carro.

Também a McLaren, que teve problemas com os travões do seu monolugar da parte da manhã, contou com diversos momentos mais complicados para Lando Norris, que não evitou mesmo algumas saídas de pista na parte da tarde.

A sessão viria a terminar dez minutos mais cedo do que o previsto devido a um despiste de Sergio Pérez, que não evitou um pião a baixa velocidade, ficando com as rodas traseiras presas numa escapatória de gravilha.

Neste primeiro dia também ficou patente o facto de muitos dos carros continuarem a sofrer de violentas oscilações verticais quando a alta velocidade em linha reta, um efeito do chamado efeito solo que ‘prende’ os carros ao asfalto, mas que foi uma surpresa indesejada para muitas equipas nos ensaios de Barcelona, com os ensaios de hoje a mostrarem que o problema ainda persiste em muitos dos casos.

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