No regresso dos monolugares aos circuitos de forma oficial, as dez equipas colocaram já os seus carros em pista, com as formações a fazerem diversas experiências aerodinâmicas e avaliações de eficácia, não se conhecendo também as cargas de combustível a bordo e as pretensões de afinação.
Ainda assim, Verstappen foi o mais veloz, dando um bom indicador quanto ao potencial do novo RB19, que apenas foi revelado no seu formato definitivo neste primeiro dia de teste.
O neerlandês cumpriu a sua melhor volta em 1.32,837s, deixando Fernando Alonso (Aston Martin) na segunda posição, mas apenas a 0,029s, com o veterano piloto espanhol a demonstrar assim um excelente ritmo num dia que até nem começou bem para a formação britânica, já que Felipe Drugovich, que assumiu o volante na parte da manhã, causou a primeira e única interrupção da sessão devido a problemas elétricos.
Carlos Sainz (Ferrari) ficou com a terceira posição, tendo sido um dos primeiros líderes da sessão, terminando o dia a 0,4 segundos de Verstappen, ficando com o seu companheiro de equipa, Charles Leclerc, logo atrás.
Lando Norris (McLaren) foi o quinto melhor, dando um bom pontapé de saída para a equipa de Woking, não obstante alguns problemas com danos na carroçaria. Atrás de si ficou o seu compatriota Lewis Hamilton (Mercedes), que assumiu o volante do W14 na parte da tarde, enquanto George Russell foi o nono melhor.Alex Albon (Williams) também teve um bom início, fechando o dia no sétimo posto, à frente de Guanyu Zhou (Alfa Romeo). A prestação da Williams ficou ainda reforçada pela décima posição de Logan Sargeant, ficando na segunda metade do pelotão os pilotos das equipas Alpine, AlphaTauri e Haas.
Fotos: Pirelli Media.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.