O bicampeão Max Verstappen (Red Bull) foi o mais rápido no primeiro dia de testes oficiais da Fórmula 1 no circuito do Bahrein, no qual foi possível sentir as primeiras pulsações aos monolugares para 2023, embora tudo esteja ainda envolto em grande secretismo.

No regresso dos monolugares aos circuitos de forma oficial, as dez equipas colocaram já os seus carros em pista, com as formações a fazerem diversas experiências aerodinâmicas e avaliações de eficácia, não se conhecendo também as cargas de combustível a bordo e as pretensões de afinação.

Ainda assim, Verstappen foi o mais veloz, dando um bom indicador quanto ao potencial do novo RB19, que apenas foi revelado no seu formato definitivo neste primeiro dia de teste.

O neerlandês cumpriu a sua melhor volta em 1.32,837s, deixando Fernando Alonso (Aston Martin) na segunda posição, mas apenas a 0,029s, com o veterano piloto espanhol a demonstrar assim um excelente ritmo num dia que até nem começou bem para a formação britânica, já que Felipe Drugovich, que assumiu o volante na parte da manhã, causou a primeira e única interrupção da sessão devido a problemas elétricos.

Carlos Sainz (Ferrari) ficou com a terceira posição, tendo sido um dos primeiros líderes da sessão, terminando o dia a 0,4 segundos de Verstappen, ficando com o seu companheiro de equipa, Charles Leclerc, logo atrás.

Lando Norris (McLaren) foi o quinto melhor, dando um bom pontapé de saída para a equipa de Woking, não obstante alguns problemas com danos na carroçaria. Atrás de si ficou o seu compatriota Lewis Hamilton (Mercedes), que assumiu o volante do W14 na parte da tarde, enquanto George Russell foi o nono melhor.

Alex Albon (Williams) também teve um bom início, fechando o dia no sétimo posto, à frente de Guanyu Zhou (Alfa Romeo). A prestação da Williams ficou ainda reforçada pela décima posição de Logan Sargeant, ficando na segunda metade do pelotão os pilotos das equipas Alpine, AlphaTauri e Haas.

Fotos: Pirelli Media.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.