Longe vão os tempos em que os primeiros dias de testes da Fórmula 1 eram marcados por problemas mecânicos e por interrupções sucessivas devido a paragens em pista. Prova disso é o primeiro dia de testes da pré-temporada em Barcelona, Espanha, com alguns dos carros a superarem já as 100 voltas cumpridas! Um desses foi o Ferrari SF90, que ficou com o melhor tempo deste dia inaugural, deixando o segundo melhor a meio segundo de distância.

Os tempos do primeiro dia valem o que valem (combustível a bordo, acertos e programas diversos entre si), com as equipas a procurarem saber, acima de tudo, se todos os sistemas dos seus carros estão funcionais e se cumprem com aquilo que foi projetado no defeso. Ainda assim, Vettel parece querer dar um sinal de que a Ferrari tem um carro bastante competitivo, já que o seu tempo de 1.16,161s a ficar para a posteridade como o melhor do dia e, comparando com a qualificação para o GP de Espanha de 2018, teria a pole position. O alemão ficou ainda perto das 200 voltas cumpridas, com um total de 169 passagens pela meta!

O tempo de Vettel foi alcançado na manhã, enquanto o segundo melhor, Carlos Sainz (McLaren-Renault) fez o seu tempo (1.18,558s) da parte da tarde, com um pneu de composto mais macio do que o escolhido por Vettel para a sua volta, mostrando igualmente uma aparente boa prestação no seu primeiro dia de preparação em contraste com alguns dos tempos recentes. O espanhol foi causador, ainda assim, de uma paragem de sessão, quando o seu McLaren parou à saída das boxes no início da tarde.

Romain Grosejan (Haas-Ferrari) foi o terceiro melhor, tendo realizado o seu tempo igualmente na parte da tarde, com uma volta em 1.19,159s, evidenciando bom ritmo e poucos problemas para este primeiro dia, algo que também pode ser aplicado ao Red Bull-Honda de Max Verstappen, que cumpriu um programa bastante completo de testes para a formação de Milton Keynes sem problemas de maior. O holandês ficou com o quinto tempo, rodando em 1.19,426s.

Nota curiosa para a prestação de Kimi Raikkonen (Alfa Romeo), que ficou com o sexto tempo e que foi o primeiro a interromper a sessão, graças a um pião, mas também a acabar com a sessão de testes de forma prematura – um minuto antes do devido… – ao parar na pista.

Regressado à Fórmula 1, Daniil Kvyat (Toro Rosso) foi o sexto melhor, com um tempo de 1.19,464s, cerca de meio segundo à frente do Racing Point de Sérgio Pérez, ambos também a cumprirem imensas voltas neste primeiro dia de testes da Fórmula 1 depois do defeso.

Depois, aparecem os dois Mercedes-AMG, que se preocuparam essencialmente em acumular quilómetros, com os seus dois pilotos a assumirem o volante hoje. Valtteri Bottas ficou pouco à frente de Lewis Hamilton, com o finlandês a fazer 69 voltas e o campeão do mundo 81. Nas duas últimas posições ficaram os Renault, com Nico Hulkenberg a fazer 65 voltas e a ficar não muito longe dos Mercedes, enquanto Daniel Ricciardo habituou-se ao seu novo carro, com 44 voltas ao traçado de Barcelona, a melhor das quais em 1.20,983s.

De fora dos dois primeiros dias de testes – perdendo tempo valioso de pista – estão os Williams-Mercedes, que não terão o FW42 pronto a tempo.

Tempos/Dia 1

1. Vettel (Ferrari) 1.18,161s (169 voltas)
2. Sainz (McLaren) 1.18,558s (119)
3. Grosjean (Haas) 1.19,159s (65)
4. Verstappen (Red Bull) 1.19,426s (128)
5. Raikkonen (Alfa Romeo) 1.19,462s (114)
6. Kvyat (Toro Rosso) 1.19,464s (77)
7. Perez (Racing Point) 1.19,944s (30)
8. Bottas (Mercedes) 1.20,127s (69)
9. Hamilton (Mercedes) 1.20,135s (81)
10. Hulkenberg (Renault) 1.20,980s (65)
11. Ricciardo (Renault) 1.20,983s (44)