Fernando Alonso no GP do Azerbaijão 2022. (Créditos: James Moy Photography/XPB Images).
Fernando Alonso tornou-se no piloto com participação mais longa no Mundial de Fórmula 1 durante o fim de semana do GP do Azerbaijão, com o espanhol a bater Michael Schumacher no processo.

Ao competir no GP do Azerbaijão, ganho por Max Verstappen (Red Bull), Alonso conseguiu bater mais um recorde que era detido por Schumacher, neste caso o de presença mais longa no Mundial de Fórmula 1, tendo naquele dia obtido um recorde de 21 anos, três meses e oito dias desde a sua estreia na modalidade, superando o do heptacampeão alemão em oito dias.

A carreira de Schumacher na F1 teve início em 1991 e durou até 2012, embora com um interregno de três anos pelo meio, entre 2007 e 2009 (regressou à modalidade em 2010), ao passo que Alonso efetuou a sua estreia na modalidade em 2001, com a Minardi, tendo logo chamado a atenção pelo seu talento com a pequena equipa de Faenza (que é hoje a AlphaTauri). Pelo caminho, passou por equipas como a Renault, Ferrari e McLaren, antes de se juntar à Alpine, na qual permanece. Adicionalmente, em dois anos de ausência da Fórmula 1, participou nas 24 Horas de Le Mans, nas 500 Milhas de Indianápolis e no Dakar.

Porém, Alonso deverá ainda este ano arrebatar mais um recorde se participar em todas as provas da temporada de 2022, uma vez que está a poucas corridas de superar Kimi Raikkonen no número de corridas iniciadas (341 contra 349).

Na sua carreira, Alonso já se sagrou campeão do mundo por duas vezes, obtendo ainda 32 corridas, 98 pódios e 22 pole positions (a primeira das quais ilustrada na foto abaixo, no GP da Malásia de 2003).