A Ferrari revelou os primeiros esboços do novo 296 GT3, modelo que irá assumir o lugar nas competições de resistência do bem-sucedido 488 GT3.

A marca italiana prepara uma transição entre modelos, com o 296 GT3 a ter por base o recém-lançado 296 GTB, marcando o adeus ao motor V8 atualmente utilizado. No seu lugar, o 296 GT3 contará com a mecânica V6, mas também com uma diferença relevante face ao modelo de produção, dispensando a unidade elétrica associada ao motor de combustão interna.

O desenho do 296 GT3 mantém muitos dos traços principais do modelo de produção, mas conta com uma aerodinâmica mais complexa, bem como outros elementos específicos para a competição, com a Ferrari a adiantar que tem uma abordagem estética muito similar à do 250 LM de 1963. O significado desta comparação é elevado, uma vez que esse foi o último carro da marca italiana a vencer as 24 Horas de Le Mans à ‘geral’, em 1965.

O novo modelo de competição será produzido na fábrica de Oreca di Signes, estando o início dos testes de desenvolvimento agendado para os próximos meses, antes da sua estreia em competições oficiais, prevista para 2023.

Na sua despedida, o 488 GT3 irá procurar dar continuidade a uma lista de sucessos que incluem 107 títulos desde a sua estreia oficial, sendo o modelo de competição mais bem-sucedido da Ferrari também em número de vitórias – 429 em 770 corridas em que participou.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.