A Ferrari revelou o SF-23, monolugar com que procura regressar aos títulos da Fórmula 1. Num evento em direto realizado a partir de Maranello, a equipa deu a conhecer o novo carro, cumprindo também os primeiros quilómetros na pista de Fiorano, com Charles Leclerc ao volante.

Após um ano em que regressou aos triunfos e à luta pelo título, a marca italiana procura reconquistar os dois títulos que lhe escapam há mais de uma década, com Charles Leclerc e Carlos Sainz novamente como pilotos titulares.

O evento contou com a presença de 500 espectadores nas bancadas do circuito, entre os quais estavam membros de vários clubes da Ferrari e estudantes universitários locais, que puderam assistir às duas primeiras voltas de ‘shakedown’ do SF-23.

 

O SF-23 trata-se de uma evolução do carro do ano passado, mantendo o conceito dos flancos esculpidos com uma depressão pronunciada, optando assim por não seguir a tendência geral das equipas que se inspiraram no monolugar vencedor da Red Bull em 2022.

A Scuderia Ferrari apostou ainda na melhoria da unidade motriz ao nível da fiabilidade, um elemento que deu bastantes problemas ao longo do ano passado, não só à formação de Maranello, mas também às equipas que também usam propulsores da Ferrari.

Novidade é também a saída de Mattia Binotto do cargo de diretor de equipa depois da campanha de 2022, marcada por alguns erros estratégicos e más decisões. No seu lugar está agora Fréderic Vasseur, que ocupava o mesmo cargo na Alfa Romeo, mas que tem aqui o seu maior desafio da carreira.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.