Foi ‘amore’ que se viu: O Alfa Romeo de F1 e a sua asa revolucionária

15/02/2019

A Alfa Romeo aproveitou o Dia de São Valentim, conhecido tradicionalmente como o dia dos namorados, para revelar o seu primeiro monolugar para o regresso à Fórmula 1. E mostrou, também, uma asa dianteira que se pode considerar revolucionária.

Fazendo alusão à especificidade do dia em questão, a Alfa Romeo lançou algumas imagens do primeiro contacto do novo monolugar, o primeiro da marca depois de ter anunciado a aquisição dos direitos de participação à Sauber, demarcando-se pela decoração com corações (intercalados com o inevitável trevo que simboliza a divisão de competição da marca italiana) que também serviram para esconder as linhas definitivas do carro com que Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi vão participar no Mundial de Fórmula 1 de 2019.

Um vídeo amador publicado no Youtube (pelo canal Italiansupercarvideo) revela um pouco mais do carro e, sobretudo, dá conta da asa dianteira extremamente agressiva com um design que, atendendo aos novos carros já vistos até aqui, parece ser revolucionária. Obedecendo à simplicidade exigida pelo regulamento técnico para o novo ano, a asa tem perfis inversos com as extremidades da asa praticamente ‘despidas’, deixando o pneu quase à vista.

O objetivo será recuperar a carga aerodinâmica perdida com a obrigatoriedade de simplificação da asa dianteira, ao mesmo tempo, limitando os danos aerodinâmicos causados pela circulação em proximidade do carro da frente.

O shakedown foi feito na pista privada da Ferrari, em Fiorano, com Raikkonen a ser o primeiro a levar o carro para a pista com esta decoração ‘apaixonada’. Antes, porém, Giovinazzi serviu de estafeta – de acordo com a marca –, indo ao aeroporto buscar a derradeira peça necessária para completar o carro e assim efetuar um total de 33 voltas ao circuito italiano, dentro do limite de 100 quilómetros permitido pelos regulamentos desportivos.

“Foi uma boa sessão na pista. O carro pareceu-me bem e pude ter uma primeira impressão do carro que vamos utilizar esta época. Vamos trabalhar nos últimos detalhes e rumar a Barcelona para duas semanas de testes. Estou ansioso por conhecer melhor o carro lá”, afirmou o finlandês, tradicionalmente parco em palavras.

A revelação final apenas acontecerá nos momentos anteriores ao primeiro teste oficial de 2019, em Barcelona, no próximo dia 18 de fevereiro.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.