Fórmula 1 histórico de Mansell vai a leilão em Goodwood

06/02/2019

Monolugar dominador da temporada de Fórmula 1 de 1992, o Williams-Renault FW14B que levou Nigel Mansell ao título mundial será proposto a leilão pela Bonhams no Festival de Goodwood, a 5 de julho.

A unidade que será vendida (chassis ’08’) tem a particularidade de ter participado em 13 dos 16 grandes prémios daquele ano, tendo sido pilotado pelo britânico em sete das corridas. Em parceria, piloto e máquina venceram cinco desses grandes prémios, terminando em segundo no outro. Depois, foi confiado ao italiano Riccardo Patrese, que esteve aos seus comandos por mais seis grandes prémios, conquistando pontos em três das corridas.

Além disso, garantiu sete pole positions para a Williams naquela temporada, mostrando todas as potencialidades do desenho levado a cabo por Adrian Newey, que teve neste modelo um dos seus primeiros exemplares de grande sucesso.

Complexo, mas também extremamente bem-sucedido, o FW14B tinha como particularidade excecional a utilização de suspensão ativa, que controlava a altura ao solo de forma imediata em aceleração, travagem e em curva, concedendo-lhe assim uma competência acima da média na grande maioria dos circuitos da modalidade.

Além disso, beneficiava de um eficaz motor V10 de 3.5 litros fornecido pela Renault (RS3), associado a caixa semiautomática de seis velocidades. Inicialmente, esta unidade foi mantida de forma exemplar pela Williams Grand Prix Engineering, passando depois para um colecionador privado, mantendo-se hoje em condições de funcionamento, tanto o motor V10, como a suspensão hidráulica.

Créditos das imagens: Direitos reservados e LAT Photographic.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.